Banner da POSTAGEM


Cortejos confirmam a tradição do maior Carnaval de rua do país a partir deste fim de semana

Reunindo agremiações de todas as modalidades, cortejos confirmam e reforçam a vocação do Recife para um Carnaval horizontal e democrático, onde sempre cabe mais uma tradição 


Fotos: Sérgio Bernardes - PCR IMagem - Acervo, 
Boi - Marcos Pastich, Zenaide Bezerra - Marcos Pastich - PCR, Caboclinhos - Camila Leão - PCR

Além de agremiações de todas as modalidades da cultura popular, cortejos chamarão a vizinhança para brincar, recebendo o reforço luxuoso de grandes blocos carnavalescos da região metropolitana, como o Eu Acho é Pouco, Ceroula, Cariri Olindense e Homem da Meia Noite

Celebrando e fortalecendo a tradição do maior Carnaval de rua em linha reta do Brasil, as tradições da cultura popular e grandes blocos da folia pernambucana se encontrarão nas ruas do Recife Antigo, desfilando suas tradições pelas avenidas da folia, nos terreiros e trincheiras da alegria. O Circuito Leda Alves de Cultura Popular estreia já nas prévias, a partir deste sábado (24), e segue com programação volante e imperdível até a terça-feira de Carnaval.

Durante as prévias, os cortejos acontecerão a partir das 17h nas sextas-feiras e das 15h em diante nos sábados e domingos, reunindo mais de 20 agremiações a cada dia. Nos dias de Carnaval, os desfiles serão das 15h às 20h. Além dos brinquedos da cultura popular, que são os protagonistas do Carnaval recifense, em suas mais diversas modalidades e variações, de urso a maracatu, boi a afoxé, clube de frevo a caboclinho, os cortejos chamarão até a vizinhança para brincar nas ruas do Recife, recebendo o reforço luxuoso de grandes blocos carnavalescos de toda região metropolitana.

A programação começa nesta sábado (24), quando o cortejo desaguará na programação da CasaBloco, na Praça do Arsenal, com a participação especialíssima do Galo da Madrugada, maior bloco do mundo - em linha reta e também no Guinness Book.

No domingo (25), o circuito receberá outro gigante: o aclamado bloco Eu Acho é Pouco, que trará sua alegria vermelha e amarela, com direito até ao Dragão e ao bafo quente de sua majestosa presença, pelas prévias recifenses. Outros grandes convidados das próximas semanas serão: Pitombeira dos Quatro Cantos, que emprestou seu sucesso ao aclamado e premiado filme “O Agente Secreto” e desfilará no próximo sábado (31), seguido de Sambadeiras, que embalará o Bairro do Recife com sua percussão feminina no domingo (01/02). 

No fim de semana seguinte, o Recife recebe mais dois vizinhos cheios de história e investidos da maior importância momesca: Ceroula, no sábado (07/02), e Cariri Olindense, no domingo (08/02). Outro grande nome da folia pernambucana que dará o ar da graça nas ruas do Carnaval recifense é o Homem da Meia Noite, que desfila sua majestade no Circuito Leda Alves na terça (17/02).

Nas prévias, o cortejo fará o seguinte percurso: a concentração será no Cais da Alfândega e seguirá pelas ruas Madre de Deus, Moeda, Rio Branco e Bom Jesus, até a Praça do Arsenal. Durante o Carnaval, da sexta até a terça-feira gorda, o roteiro muda um pouco, com encerramento na Rio Branco. A partir do horário de início, as agremiações sairão do Cais da Alfândega 15 a 20 minutos após o início do desfile anterior. 

Os cortejos, que consolidam o protagonismo das agremiações da cultura popular no Carnaval recifense, ampliam as passarelas que a festa assegura para as tradições mais ancestrais do povo e da cultura pernambucana. 

As agremiações já protagonizam diversas tradições momescas recifenses, como o Tumaraca e o Ubuntu; o Concurso de Agremiações, que este ano será na Dantas Barreto e na Avenida do Forte; os cortejos nos polos descentralizados; além das apresentações de frevo no QG do Frevo, na Praça da Independência; e dos desfiles do Recife Matriz da Cultura Popular, que abrem a programação de shows nos palcos do Marco Zero e do Arsenal, dois maiores polos do Carnaval da cidade. 

Outras passarelas que a festa de 2026 vai assegurar e ampliar para as agremiações da cultura popular são o polo do Pátio de Santa Cruz, que ganhará mais dois dias de apresentações durante o Carnaval, com atividades de 11 a 12, 15 a 17 de fevereiro, em horários que variam de 18h às 21h45 e das 15h às 22h, além dos cortejos de Pátio a Pátio, no bairro de São José.

Programação Circuito Leda Alves de Cultura Popular
Dias 24 e 25 de janeiro
Concentração:
Cais da Alfândega
Percurso: Ruas Madre de Deus, Moeda, Rio Branco e Bom Jesus até a Praça do Arsenal

Sábado (24)
15h às 20h - Maracatu Piaba de Ouro
Boi Mimoso da Bomba do Hemetério
Caboclinhos 7 Flexas
Cia de Dança no Ritmo do Compasso
Orquestra Itinerante Meu Frevo
Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife
Clarins de Ouro de Pernambuco
Boi Mandingueiro
Boi D’Loucos
Boi Malalá
Boi Mirim de Água Fria
Acorda Recife Orquestra de Frevo
Passistas Zenaide Bezerra
Cia de Dança Recifrevo
Orquestra do Maestro Rildo
Afoxé Ylê Xambá
Maracatu Estrela de Ouro de Aliança
Maracatu Nação Baque Forte
Clube de Bonecos Bochechudos de Areias
Bloco de Samba A Turma do Tradição
Maracatu Leão Teimoso
Yamin Balé Gilê
Maracatu Carnavalesco Misto Leão Coroado
Bonecos Gigantes de Pernambuco
Tribo de Caboclinho Tupi
Maracatu Leão Misterioso de Tracunhaém

19h - Galo da Madrugada

Domingo (25)

15h às 20h - Maracatu Carnavalesco Almirante do Forte
Bloco Afro Obá Nyje
Bloco Afro Lamento Negro
Grupo Deusas do Ébano
Boi Chifre de Ouro
Orquestra de Frevo Rebuliço
Cia de Dança Tradição
Nordeste Cia de Dança
Expresso do Frevo Orquestra de Frevo
Boi de Carnaval - Boi Pintado
Boi Calemba Pernambuco
Maracatu Feminino de Baque Solto Coração Nazareno
Maracatu de Baque Solto Leão da Fortaleza
Bloco de Samba A Turma do Saberé
Boi Mirim de Água Fria
Maracatu de Baque Solto Galo Dourado
Grêmio Recreativo Cultural Gigante do Samba
Tribo Indígena Carijós
Maracatu Infantil Nação Estrelar
Afoxé Omô Nilê Ogunjá

17h - Eu Acho é Pouco

PROGRAMAÇÃO DETALAHADA

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE