Com 2 mil m² construídos, espaço foi erguido com recursos dos trabalhadores em educação e homenageia história de luta da categoria
Foto: Pericles Chagas/Sintepe
A “casa” da educação pernambucana está de cara nova. Após dois anos de obra, o sonho de oferecer um espaço mais amplo, inovador e completo para fortalecer a luta dos trabalhadores e trabalhadoras em educação se tornou realidade. A inauguração da nova sede do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) ocorreu nesta sexta-feira (08), no Recife, em meio a muita celebração.
A inauguração foi dividida em três momentos: o primeiro, uma homenagem aos ex-presidentes do Sintepe; em seguida, um ato político realizado no palco do evento; e, por fim, apresentações de artistas regionais que embalaram a celebração, encerrada com uma queima de fogos de artifício.
O senador Humberto Costa e a senadora Teresa Leitão prestigiaram o evento. Além deles, as vereadoras do Recife Liana Cirne e Karina Santos, a deputada estadual Dani Portela e o deputado federal Carlos Veras.
“Hoje é um dia importante. Já é a segunda vez que a educação inaugura uma sede; a primeira foi em 1994, durante a presidência da companheira Teresa Leitão. Esta nova sede foi construída com recursos próprios da categoria. Quem sustenta este sindicato são os trabalhadores e trabalhadoras em educação, e é nessa força que reside toda a história do Sintepe”, destacou a presidenta do Sindicato, Ivete Caetano.
Ivete também ressaltou o papel fundamental da senadora Teresa Leitão na defesa da categoria. Teresa, por sua vez, celebrou a conquista: “É uma grande alegria estar presenciando mais uma inauguração de uma sede do Sintepe. Cada um de vocês, cada filiado, tem um tijolinho para chamar de seu. Essa é uma relação de pertencimento: é a sua casa”, enfatizou.
Além da atual presidenta Ivete Caetano e da senadora Teresa Leitão, estiveram presentes os ex-presidentes Horácio Reis, Heleno Araújo, Paulo Valença e Fernando Melo.
Participaram da cerimônia a direção estadual, representantes setoriais, núcleos regionais e integrantes da base da categoria vindos de todas as regiões do estado — elementos fundamentais para a concretização desse projeto.
A obra
Três empresas foram contratadas para a execução do projeto, garantindo arquitetura, construção e fiscalização. Com dois mil metros quadrados de área construída, a nova sede envolveu cerca de 160 trabalhadores entre 2023 e 2024. O resultado é uma das sedes mais modernas do movimento sindical no Brasil.
A direção do Sintepe acompanhou cada etapa da obra, realizando visitas técnicas desde o início até a conclusão, com uma comissão de fiscalização própria e também por meio do conselho fiscal do Sindicato.
Grande, inovadora e sustentável
O projeto arquitetônico foi assinado por Ubirajara Paes. O paisagismo integra elementos naturais à uma peça em aço fundido do artista plástico Roberto Cavalcanti, representando uma revoada de pássaros.
O prédio possui quatro andares distribuídos entre salas de trabalho e atendimento, auditório, sala de treinamento e salas de reuniões.
Para maior comodidade, todos os andares contam com banheiros feminino, masculino e banheiro acessível. No terraço, há um espaço para eventos e confraternizações. A sede também dispõe de sala de descanso, copa e cozinha para os funcionários.
0 Comentários