Banner da POSTAGEM


Troféu União das Águas leva trabalho em equipe e inclusão a crianças e jovens neste sábado (1), no Recife

Evento na capital pernambucana, realizado pelo Instituto Etiene Medeiros (IEM), em parceria com o Colégio Grande Passo, integra o Circuito Estadual de Natação 2025 e terá sua terceira edição, com 439 inscritos. Provas começam às 8 horas, no Centro Esportivo Santos Dumont

Foto: IEM/Divulgação

O Troféu União das Águas chega a sua terceira edição neste sábado (1), no Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife, consolidado como uma das maiores celebrações da natação de base em Pernambuco. Realizado pelo Instituto Etiene Medeiros (IEM), em parceria com o Colégio Grande Passo, o evento integra o Circuito Estadual de Natação 2025 e se propõe a ser muito mais do que uma competição: é um espaço de encontro, inclusão, incentivo ao esporte e transformação social.

As provas terão início às 8 horas, reunindo 439 participantes de diferentes idades e níveis de habilidade. Com o evento, o IEM segue o compromisso de democratizar o acesso ao esporte, criando oportunidades concretas para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Mais do que buscar resultados, o Troféu União das Águas tem como propósito formar pessoas por meio do esporte, promovendo valores como disciplina, superação, respeito, trabalho em equipe e inclusão social. O evento também se destaca por integrar lazer, cultura e esporte, com apresentações culturais, atividades recreativas e espaços de convivência.

O público poderá acompanhar gratuitamente todas as disputas nas piscinas do Santos Dumont. Familiares, professores, dirigentes e entusiastas da natação incentivam os participantes das arquibancadas.

Criado há mais de 10 anos, o Troféu União das Águas se tornou porta de entrada para novos talentos da natação no estado. O projeto incentiva a participação de atletas não federados, ampliando o acesso à natação e fortalecendo o esporte educacional.

O evento transforma a piscina em palco de sonhos, talentos e muita superação, com união e espírito de equipe. E aproxima gerações, conectando atletas iniciantes à história viva da natação pernambucana e estimulando o sentimento de pertencimento à comunidade esportiva local.

Berço de talentos - O Troféu reforça o papel de Pernambuco como um berço de talentos da natação brasileira, com nomes como Adriana Salazar, Paula Baracho, Joana Maranhão, Etiene Medeiros e Maria Carolina Santiago — atletas que inspiram as novas gerações.

Nas duas primeiras edições deste ano, em abril e setembro, participantes e público fizeram uma grande festa no Santos Dumont, dentro e fora das piscinas, com cerca de 500 atletas inscritos e mais de 2.000 pessoas nas arquibancadas.

A 3ª edição do Troféu União das Águas é uma realização do Instituto Etiene Medeiros (IEM), em parceria com o Colégio Grande Passo, com incentivo do Banco do Nordeste e do Governo Federal, e apoio do Centro Esportivo Santos Dumont e da agência de comunicação Maúna.

Sobre o IEM - O IEM hoje conta com o apoio do Banco Votorantim e B3, assim como do Banco Itaú, Neoenergia e TAG, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e do Governo Federal, e de parceiros como a Secretaria de Educação e Esportes, Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, Berlim Digital, Even3 e Maúna Produtora.

As atividades do Instituto são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, no Recife (PE), de terça a sexta-feira. O IEM busca proporcionar desenvolvimento integral às crianças e jovens que participam do projeto, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.

Etiene Medeiros - Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação - ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE