Interessados devem se dirigir ao Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+. Seleção ocorrerá no dia 12 de fevereiro
Foto: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife
O 1º Concurso para Eleição da Rainha e do Rei da Diversidade ocorrerá em uma única etapa, no próximo dia 12 de fevereiro, dia da abertura oficial do Carnaval do Recife 2026, a partir das 18h, no Palco da Diversidade do Parador, Bairro do Recife. O intuito da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude da Prefeitura do Recife é promover visibilidade, inclusão e respeito às pessoas com diversas identidades de gênero e orientações sexuais. A vencedora e o vencedor receberão um prêmio no valor de R$ 5 mil cada. As inscrições estão sendo realizadas até esta quinta-feira (5), no Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+, na Boa Vista.
Podem se inscrever no concurso candidatos e candidatas indicados por coletivos, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, instituições públicas ou privadas e entidades que atuem na promoção dos direitos humanos, da diversidade, da igualdade racial, da diversidade sexual e de gênero, das pessoas com deficiência, dos povos tradicionais, das juventudes, das culturas populares, das comunidades periféricas e dos territórios culturais, bem como por projetos sociais e culturais sediados no município do Recife.
Os interessados precisam apresentar um documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência do Recife e declaração de vínculo com entidade ou coletivo. No ato da inscrição, também preenchem ficha de inscrição e assinam um termo de compromisso. O Centro Municipal de Referência e Cidadania LGBTI+ fica na Rua dos Médicis, nº 86, Boa Vista, e os atendimentos dos candidatos ocorrem sempre das 10h às 12h e das 13h às 15h.
Pelo título de Rainha da Diversidade, concorrem mulheres trans, travestis, mulheres intersexo ou mulheres lésbicas; já para o título de Rei da Diversidade, podem se inscrever homens gays, homens bissexuais, homens intersexo ou homens trans. Cada entidade pode inscrever apenas um candidato a Rei e uma candidata a Rainha, que disputarão a etapa única de classificação e eleição. Os concorrentes são pessoas com 18 anos ou mais.
“O Recife já realiza, de forma consolidada, o Concurso da Rainha e do Rei da população 60+ e das pessoas com deficiência, iniciativas que reconhecem o protagonismo desses públicos no Carnaval. Agora, avançamos ao instituir o 1º Concurso da Rainha e do Rei da Diversidade, ampliando essa política de inclusão e garantindo visibilidade às pessoas LGBTQIAPN+ na maior manifestação cultural da nossa cidade. Para a Prefeitura do Recife, a inclusão é política pública e é assegurar que todas as pessoas estejam representadas, com dignidade e cidadania, também na folia”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.
A comissão julgadora vai avaliar as apresentações de acordo com desenvoltura (alegria, simpatia, entusiasmo e carisma); ritmo; adereços e o frevo no pé. O regulamento com todos os detalhes do concurso está publicado na edição nº 011 do Diário Oficial do Recife, publicado no último dia 29 de janeiro. Em caso de dúvidas, os interessados podem enviar e-mail para sdhjglos@gmail.com ou entrar em contato pelo (81) 99488-6329.
.gif)



0 Comentários