Banner da POSTAGEM


Galo Folião Fraterno leva mensagem de paz, harmonia e esperança ao Carnaval 2026

Alegoria Gigante que irá reinar na ponte Duarte Coelho ainda traz inovações tecnológicas 3D e um Sagrado Coração iluminado que dialoga com sustentabilidade e saúde emocional

Imagem: Divulgação

“Brinque, meu povo querido! Minha gente queridíssima. É verdade que na quarta-feira a luta recomeça, mas ao menos se pôs um pouco de sonho na realidade dura da vida!” Esta é uma das frases do inesquecível Dom Helder Câmara, o Dom da Paz, mais conhecido por sua estreita atuação ao lado do povo, de suas lutas e também paixões e que será homenageado na edição de 2026 na alegoria gigante da ponte Duarte Coelho, que reinará na cidade entre os dias 11 e 18 de fevereiro.

Considerado alma basilar da Teologia da Libertação, Dom Helder foi indicado quatro vezes ao prêmio Nobel da Paz e sua atuação junto à população em situação de vulnerabilidade se tornou marca notória de sua trajetória sacerdotal, na qual comungava com o Recife, seus povos e suas gentes, enxergando, também no Carnaval, um ato de fé e esperança e, não raro, os blocos vinham pedir suas bênçãos a ele às portas da Igreja das Fronteiras, local de sua residência até sua morte, em 1985, nas prévias carnavalescas. Em 2026, seu legado de paz e fraternidade será homenageado pela alegoria gigante, cujo peso é de 8 toneladas em seus 32 metros de altura.

Como já virou tradição na obra de Leopoldo Nóbrega, o designer, multiartista e arteterapeuta que assina a escultura ao lado de Germana Xavier, Produtora, Arquiteta e Designer, desde 2019, chegando ao patamar de 100% da escultura ser elaborada a partir de materiais descartados e recicláveis, em uma clara mensagem de sustentabilidade e compromisso global promovendo educação ambiental. Assim, CDs, VDs, tampas de garrafa, plásticos, redes de pesca, conchas do mar, lonas, restos de cortinas, garrafas PET são alguns dos materiais que irão compor a roupa de gala do galo, cujas cores em 2026 exaltam o Brasil. O verde, amarelo, azul e branco irão se manifestar na alegoria inteira. Não à toa, essas são cores que farão a alegoria brilhar no Recife, uma das poucas cidades-sede da Copa Feminina de Futebol em 2027. 

REFERÊNCIAS DO SERTÃO AO LITORAL - O traje do galináceo mais famoso do Brasil também promoverá um diálogo que atravessa o estado e vai do Sertão ao litoral, com inspirações nos gibões do cangaço e seus elementos como Sol e estrela se aliam a artefatos de biojoias feitas de conchas marinhas e restos de redes de pesca, também relembrando que todo o lixo descartado de forma incorreta invade nossos mares e mangues, colocando em risco nossa fauna e o futuro de que queremos fazer parte. As pontas das penas da cauda ganham sombrinhas de frevo e as penas recebem coberturas de restos de cortinas, promovendo uma maior volumetria às estruturas. 

Referências à tecnologia e ciência também fazem parte das inspirações para 2026. A celebração à vida será manifestada em espirais helicoidais de DNA, que ganham as penas da cauda do Galo. Para representar as 27 estrelas que integram a bandeira brasileira, as reproduções destes astros serão confeccionadas em impressoras 3D pelo núcleo de robótica da comunidade do Xié e Entra Apulso. A alegoria trás no peito um sagrado coração iluminado por LED e descartes tecnológicos.

SAÚDE MENTAL EM PAUTA - A questão da arte como recurso para o cuidado em saúde mental também é objeto de destaque na escultura em 2026. Ancorada na obra de Nise da Silveira, nordestina que revolucionou o cuidado em saúde mental e tornou-se a grande  referência da Terapia Ocupacional, trazendo a importância da arte e da cultura como recursos fundamentais para o tratamento dos sofrimentos mentais, as peças que irão compor o galo também contam com a contribuição da arteterapia, como método para a construção da alegoria. 

Parte da roupa foi elaborada usuários e usuárias beneficiados pelas políticas públicas municipais, em parceria com a Secretaria de Saúde, com a Coordenação da Política de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, com a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome e a Província Franciscana Santo Antônio do Brasil.

Técnicas de colagem, pontilhismo e termocolagens se unem a materiais como espelhos em uma obra cujas pinturas são exclusivamente à base de água. As oficinas serão ministradas sob a supervisão da Traços Estudos em Arteterapia, entidade que promove, há duas décadas, formação no segmento, cuja prática terapêutica emprega criação artística através de suas mais variadas formas. E acontecerão nos Centros de Convivência Recomeço Fátima Caio, dispositivo implantado pela atual gestão municipal, que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), onde a proposta de cuidado em liberdade se faz através das oficinas artísticas e na transmissão de saberes populares, trazendo a cultura como ponto essencial de fortalecimento dos sujeitos. Bem como, no  Centro Integrado de Atenção à População em Situação de Rua (CINPOP), equipamento da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome que reúne, em um mesmo espaço físico, serviços essenciais de diferentes instituições parceiras, garantindo atendimento integrado, humanizado e contínuo, ampliando o acolhimento, o acesso a direitos, o fortalecimento da autonomia e a reconstrução de vínculos familiares e comunitários e no convento da Província Franciscana Santo Antônio do Brasil.

Para Leopoldo Nóbrega, multiartista que assina a alegoria junto ao Espaço Arte Plenna e Instituto Leopoldo Nóbrega, o cuidado em saúde mental tendo a arte como recurso, contribui com a diminuição dos sofrimentos e das desigualdades sociais, portanto, dialoga com as personalidades escolhidas para referenciar a construção do Galo: “Eu enxergo nessas peças, feitas manualmente, essas verdadeiras obras de arte, como se fossem cartas de Nise da Silveira para Dom Helder, promovendo um diálogo entre duas das maiores personalidades brasileiras que sempre tiveram, no cerne de suas trajetórias, a preocupação com o próximo, sobretudo com a empatia que os bons serviços prestados à sociedade requerem”, analisa Leopoldo Nóbrega.

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE