Entender o mercado e utilizar recursos disponíveis para investimento é fundamental
Imagem: Reprodução
A região Nordeste ocupa destaque no ranking de crescimento do empreendedorismo. Em segundo lugar, a região já soma 19,1% do total de MEIs abertos em todos os estados do país, conforme aponta pesquisa do Sebrae. O dado apresenta a relevância que os pequenos e médios negócios possuem para o cenário econômico. No entanto, ainda é preciso equilibrar a balança de desenvolvimento, uma vez que no Brasil a taxa de estabelecimentos fechados ainda é muito alta, cerca de 60% conforme IBGE.
Uma estratégia para garantir o sucesso e manutenção assertiva de um negócio é elaborar metas financeiras, que podem começar como uma lista, mas precisam ir mais além, a fim de garantir uma construção bem definida capaz de consolidar um empreendimento. Ao estabelecer prioridades e outros indicadores do próprio negócio, o desenvolvimento sai do papel e se transforma em um plano palpável de crescimento.
"Entre os principais pontos para análise, entender o seu segmento e os recursos disponíveis para investimento é fundamental. A partir daí, será possível entender que tipo de metas construir e como equilibrar a expectativa do negócio com a realidade econômica", explica Karoline Crocia, gerente de agência na Sicredi Recife. Karoline acrescenta que "para um crescimento sustentável e mais estruturado, organizar metas é bem mais do que projetar, funcionando como guia para trilhar um caminho organizado e consciente".
Crocia lista os principais passos nesse início de ano:
- Analisar fluxo de caixa: estabelecer controle de tudo que entra, sai e é investido no negócio. Esse passo é essencial para qualquer empreendedor e qualquer tamanho de negócio, principalmente porque a partir dele será possível entender qual a demanda mais urgente necessita de investimento.
- Utilizar metodologias de crescimento e organização, como a SMART, que consiste em metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais, para entender o que pode reduzir ou aumentar no seu planejamento financeiro. "Considere também em que fase o seu negócio está e o que pode mudar para avançar nesse sentido. E, com informações reais em mãos sobre a situação do seu empreendimento, dá para saber de onde vai partir o próximo avanço", afirma a gerente.
- Buscar oportunidades de crédito no mercado. "Um exemplo são os serviços especializados para MEIs, que podem ser encontrados em cooperativas de crédito. Há benefícios que vão desde máquina de cartão com condições especiais até linhas de crédito para financiamento de capital de giro", explica.
"A Sicredi Recife possui R$ 3,1 bilhões em resultados que podem gerar rentabilidade extra aos associados e beneficiar as comunidades onde atuam. Isso porque, no modelo do cooperativismo, os recursos da cooperativa são reinvestidos na região, desenvolvendo a economia local", finaliza Karoline.
Dados Sicredi Recife
A cooperativa de crédito vem alcançando altos patamares de desenvolvimento financeiro em todo o Brasil. Só em Recife, a evolução das operações de crédito cresceu 56,52% em 2024 em relação ao ano de 2020 na cooperativa. Isso resulta em uma maior quantidade de ativos que podem ser investidos em associados e seus negócios.
.gif)


0 Comentários