Cena Peixinhos, Pré no Reggae, PREAMP e Polo Hip Hop movimentam o território geográfico mais disruptivo da folia recifense. Festivais irão homenagear nomes como Chico Science, Bob Marley e Edson Gomes e contará com shows de Devotos, Luedji Luna, Mago de Tarso, Faces do Subúrbio e Martins, entre outros
Divulgação
A penúltima semana das prévias irá agradar as tribos dos amantes do rock, hip hop e reggae no Cais da Alfândega. Entre os dias 4 e 8 de fevereiro, o palco irá receber quatro dos festivais mais consolidados da cena pernambucana e que exploram sonoridades distintas do circuito momesco. São os Festivais Cena Peixinhos, Polo Hip Hop, PREAMP e Pré no Reggae. No total, serão 30 atrações entre shows e apresentações de DJs. Confira
Festival Cena Peixinhos prestará tributo a Chico Science
Pedra fundamental do movimento Mangue Beat, o artista completaria 60 anos em 2026
O Festival Cena Peixinhos realiza sua 17ª edição no dia 04 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 18h, no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, com entrada gratuita. Consolidado como um dos principais festivais de música independente e de resistência cultural de Pernambuco, o evento reúne artistas nacionais e pernambucanos autorais, conectando diferentes gerações, linguagens e territórios.
Nesta edição, o festival presta uma homenagem especial a Chico Science, ícone da cultura brasileira e figura fundamental para a identidade do bairro de Peixinhos e do movimento manguebeat. Se estivesse vivo, o artista completaria 60 anos em março de 2026, reforçando o caráter simbólico desta celebração.
Nascido em Peixinhos, o Cena Peixinhos carrega em sua essência o DNA do manguebeat, da arte independente e da ocupação dos espaços públicos como ato político e cultural. Ao ocupar o centro do Recife, o festival reafirma o protagonismo da periferia na construção da cultura contemporânea.
A programação reúne nomes históricos da música brasileira, atrações consagradas da cena alternativa e artistas representativos da produção cultural local, promovendo trocas, encontros e vivências artísticas.O Festival Cena Peixinhos é uma realização da Mouras Produções Artísticas, com patrocínio da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife.
Line Up
Pavilhão 9 (SP)
Devotos (PE)
Carranza (PE)
Rapha Costa (PE)
Coco das Mulheres (PE)
Clube da Lama (PE)
DJ Big (PE)
Festival Cena Peixinhos
4 de fevereiro - quarta-feira
Horário - 18h
Local Cais da Alfândega
Carnaval do Recife celebra cultura Hip Hop no Cais Alfândega
Com 24 anos de história, o Polo Hip Hop tem edição marcada para dia 05 de fevereiro, a partir das 18h, com programação aberta ao público
Os quatro elementos da cultura Hip Hop se unem ao Frevo em mais um Carnaval do Recife. O encontro acontece no Cais Alfândega, que abriga mais uma edição do Polo Hip Hop, espaço que enaltece a produção de artistas da Região Metropolitana com uma programação gratuita. Neste ano, além de shows de nomes como Mago de Tarso, Cosmus, Faces do Subúrbio e Jornada de MC's, pela primeira vez será realizada uma feira de artes visuais. A prévia está marcada para o dia 05 de fevereiro e tem início a partir das 17h.
Com realização da Associação Metropolitana do Hip Hop (AMH2PE), patrocínio da Prefeitura da Cidade do Recife e apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), o festival representa uma cultura que impulsiona a economia da arte e promove inclusão social. Anualmente, o festival reúne artistas da nova cena e veteranos em uma celebração que contempla todos os fundamentos do movimento Hip Hop: Breaking, DJ, MC e Grafite.
Dom Pablo, coordenador-geral da Associação Metropolitana do Hip Hop, explica que, a cada ano, o Polo busca impulsionar a produção de artistas cujas obras expressam a criatividade juventude periférica. “O Polo Hip Hop já virou tradição no Carnaval do Recife. Em mais um ano, o público vai conhecer mais o trabalho de artistas fundamentais para a ascensão desse movimento, que é tão importante para a formação política e cultural de jovens das periferias”, pontua Pablo. A Associação atua pelo fortalecimento e difusão da cultura Hip Hop no estado por meio de ações socioculturais.
A programação musical destaca artistas que dialogam com as mais diversas vertentes da música negra e do Rap (Boom-bap, Trap, Drill). A rapper e compositora Cosmus está entre as atrações da edição 2026. A artista tem conquistado público com suas apresentações que unem poesia urbana e temáticas sociais. Representando a a cena veterana do Hip Hop local, quem também sobe ao palco do Polo Hip Hop é KBS Marques, que já tem mais de 25 anos de carreira, em uma jornada marcada por prêmios e shows em diversas cidades do Brasil.
Nordestino do Recife, o rapper Mago de Tarso, que iniciou sua carreira nas batalhas de rima, também se apresenta no Polo Hip Hop. O artista, que conquistou projeção nacional, leva para o palco hits como “Carolina Freestyle”, “Magia” e “Nordestino Mesmo”. A programação recebe ainda o rapper Tiger, que apresenta o seu novo projeto “Tiger e a Patota”, que conecta a velha escola (old school) com a nova geração do Rap em Pernambuco, que reúne nomes como Ébano, Preto SK8, Fuzi MC, Bambo Lima e DJ Marquinhos MK.
Uma das bandas mais representativas do cenário pernambucano e nacional, com mais de 20 anos na estrada, o Faces do Subúrbio apresenta sua música com um híbrido de Rap e Embolada no palco do Polo Hip Hop. O grupo, que tem Zé Brown e Bira nos vocais, apresenta clássicos, mas também músicas do último lançamento “Onde há fumaça há fogo”. Quem assume as pick-ups da noite é o DJ Charles, com seu estilo e performances autênticas e uma trajetória que se confunde com a história da cultura Hip Hop em Pernambuco.
Grafite e Batalha de MC's
Idealizada pelo lendário DJ Big, a Jornada de MC's marca presença na programação com o formato Batalha Show, unindo rinhas, DJ set e performances artísticas, reafirmando o Hip Hop como linguagem cultural, educacional e política dentro do Carnaval do Recife. Criada em 2005, a Jornada de MC's desenvolve uma trajetória dedicada à formação de base, à valorização da cultura urbana e à criação de oportunidades para adolescentes e jovens das periferias de Pernambuco.
Nadilson Monteiro, o Power 76, é o convidado desta edição para representar o elemento Grafite. Artista visual e plástico, muralista e ilustrador, Power é arte-educador e ministra oficinas formativas, além de ser membro das crews UBI ZULU BAMBAATAA e UNIVERSAL ZULU NATION.
Além do grafiteiro, pela primeira vez, o Polo Hip Hop abre espaço para mais artistas visuais por meio da realização de uma feirinha, que ficará localizada no Cais Alfândega. A curadoria é assinada pelo grafiteiro Galo de Souza.
Homenagens
O Polo Hip Hop também preparou uma homenagem a três importantes nomes da cultura pernambucana. O rapper Samuel Negão, o DJ Nuno e a produtora cultural Lia Menezes receberão um tributo póstumo durante o festival. Samuel, falecido em dezembro de 2025, participou da formação de diversos grupos pernambucanos e foi vocalista da banda Faces do Subúrbio, que lidera a homenagem ao músico. Já DJ Nuno, que será homenageado pela Cypher Battle , era conhecido por sua atuação precursora na cena Hip Hop do Recife, tendo integrado, na década de 1990, grupos lendários de Breakdance como Rockboys. Uma das fundadoras do Maracatu Nação Pernambuco, a artesã Lia Menezes, falecida em outubro de 2025, receberá um tributo da diretoria da Associação Metropolitana do Hip Hop.
SERVIÇO:
POLO HIP HOP 2026
Data: 05/02, a partir das 17h
Local: Cais Alfândega
Programação:
19h - KBS Marques
20h - Cosmus
21h - Tiger e a Patota
21h50 - DJ Big e Jornada de MC's
22h30 - Cypher Battle - Homenagem a DJ Nuno
23h20 - Faces do Subúrbio (Momenagem a Samuel Negão)
00h20 - Mago de Tarso
DJ set: DJ Charles Feira de Artes Visuais
Festival PREAMP chega à sua 23º edição apostando na ‘Conexão Nordeste’
Evento, já consolidado no calendário festivo da cidade do Recife, acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro. Luedji Luna e Martins são algumas das atrações
Chegando à sua 23ª edição, em 2026, o festival PREAMP traz ao público shows com alguns dos nomes mais proeminentes da cena musical atual do Nordeste. Este ano, com o tema ‘Conexão Nordeste’, o evento destaca a força criativa da região e reforça o compromisso com a promoção da música autoral nordestina. O festival acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro (sexta e sábado), a partir das 16h.
No palco, irão se apresentar artistas como Luedji Luna e Martins, entre outros. O evento é realizado pela Articulação Musical Pernambucana (AMP), com patrocínio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. A Mostra Musical traz os shows de seis atrações pernambucanas - Islan, O Cão, Dandara MC, Mestre Josivaldo Caboclo, Alice Counter e Rob Love -, selecionadas a partir de uma curadoria pensada a partir da diversidade e da necessidade da democratização do acesso aos palcos.
Ao todo, 156 artistas e grupos de todas as regiões do Estado participaram da chamada pública realizada via edital, reafirmando o PREAMP como um espaço representativo e aberto à diversidade cultural. A Mostra Musical é pensada como uma plataforma de impulso para artistas que estão no início da sua trajetória. Além de se apresentarem no evento, os artistas e grupos receberão seis mentorias com foco em impulsionamento de carreiras artísticas, passando por temas como Marketing Digital, Produção Técnica e Branding e Posicionamento de Marca, entre outros.
Ainda se apresentam, nas noites de shows, artistas já consagrados pelo público, como Luedji Luna, que faz seu show ao PREAMP na sexta (6), e Larissa Luz e Martins, que sobem ao palco no sábado (7). Outros nomes serão divulgados pela organização do festival em breve.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no Instagram @oficial_amp e no canal no Youtube do PREAMP.
SERVIÇO:
23º Festival PREAMP - 2026
Datas - 6 e 7 de fevereiro
Horário - 16h
Cais do Alfândega - Bairro do Recife
Gratuito
Festival Pré no Reggae chega à 18ª edição neste domingo (8)
Shows de Dona Bagga, Manga Rosa e Takafaire, com DJs Hal e Favela nos intervalos, vão agitar a noite em um evento gratuito, promovido pela Prefeitura do Recife e realizado pela Groovin e SM Produções
O Recife se prepara para receber, no domingo (8), a 18ª edição do Festival Pré no Reggae, a mais aguardada prévia carnavalesca para quem gosta do ritmo jamaicano que encontrou morada na cidade. O evento acontece no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, a partir das 17h, com acesso gratuito. Consolidado como um dos principais festivais de reggae do Nordeste, o festival é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, e realizado pela Groovin e SM Produções.
Uma das novidades da edição é a banda Dona Bagga, que faz um show e traz, cojo convidados, os artistas Mali e Rico Dujanga. O Manga Rosa também sobe ao palco prometendo um show superlativo, pois a banda irá promover um tributo a dois doa maiores nomes do gênero: Bob Marley, o artista que levou o reggae ao mundo, e o brazuca Edson Gomes, nosso maior patrimônio neste segmento.
Pré no Reggae
8 de fevereiro - Domingo
Horário - 17h
Line Up - Dona Bagga convida Mali e Rico Dujanga, Takafaire, Manga Rosa, Dj Hal, Dj Favela, Dj Armandinho
.gif)



0 Comentários