Banner da POSTAGEM


Nesta quarta (3), emergência climática no Nordeste será tema de Seminário no Recife

Recife é considerada uma das cidades que podem ser mais impactadas por eventos extremos decorrentes de mudanças climáticas

Divulgação

Nesta quarta (3) ocorrerá no Recife o seminário “Emergência Climática, Preservação e Desenvolvimento no Nordeste", reunindo especialistas, pesquisadores e militantes da área de meio ambiente para debater as necessárias adaptações climáticas nos estados da região nordeste, considerados como áreas que serão muito impactadas por eventos extremos decorrentes das mudanças climáticas. O evento é realizado pela Fundação Perseu Abramo e ocorrerá no auditório do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco).

As discussões vão tratar de justiça climática nas cidades nordestinas, desertificação, desenvolvimento sustentável, planejamento urbano e integração territorial, além do incentivo à energia limpa e ações de cooperação internacional.

A Fundação Perseu Abramo é o centro de formação política e de produção de conhecimento do PT (Partido dos Trabalhadores). Estarão no debate o presidente da Fundação, Paulo Okamoto, o secretário de Habitação do Recife, Felipe Cury; o especialista em desertificação, Aldrin Perez Marin; a advogada e ativista pela justiça climática Luciana Florêncio; o arquiteto e professor da UFPE, Roberto Montezuma e o especialista em energia limpa João Cumarú. 

Pesquisa do ICS (Instituto Clima e Sociedade) revela que 42% da população do Nordeste demonstra algum interesse pela temática ambiental, enquanto 23% dos brasileiros afirmam já ter sido diretamente impactados por um evento climático extremo, proporção que chega a 31% entre os nordestinos. Mesmo assim, mais da metade dos entrevistados nunca ouviu falar em adaptação climática, o que reforça a importância do diálogo proposto pelo encontro.

A realização do evento no Recife ganhará relevância pela condição da cidade, que aparece entre as capitais mais vulneráveis ao aumento do nível do mar e aos efeitos diretos das mudanças climáticas. 

O evento buscará contribuir para a construção de propostas que valorizem a diversidade do Nordeste, reconheçam a caatinga como ecossistema essencial e apontem caminhos para uma economia que gere renda sem aprofundar riscos ambientais.

O encontro ocorrerá no auditório do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) e é preciso inscrever-se para participar. 

O link da inscrição é o seguinte: https://forms.gle/FktUjGRwMk3fxGGP9 

Todo o conteúdo do Seminário será disponibilizado, posteriormente, no Youtube da Fundação Perseu Abramo (https://www.youtube.com/@FundacaoPerseuAbramo

Emergência Climática, Preservação e Desenvolvimento no Nordeste
Quarta-feira , 3 de dezembro de 2025
A partir das 18h
Auditório do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco)
Rua General José Semeão, 41, Boa Vista, Recife/PE

18h
Abertura política

19h
Felipe Cury: Justiça climática nas cidades
Aldrin Perez: Desertificação e sociobioeconomia
Luciana Florêncio: Justiça climática e participação social
Roberto Montezuma: Planejamento urbano e regional, resiliência e integração territorial
João Cumarú: Energia limpa, cooperação internacional

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE