Iniciativa amplia acessibilidade, conforto e autonomia para pessoas usuárias de cadeiras de rodas

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
O prefeito do Recife, João Campos, esteve nesta sexta-feira (26) no Alto Santa Terezinha para assinar a ordem de serviço de mais uma residência residência beneficiada pelo Programa Casa Sem Barreiras. A contemplada é Mônica Barbosa, de 64 anos, moradora da comunidade e cadeirante desde os dois anos de idade.
Durante a visita, o prefeito destacou o cuidado com a execução das obras e o impacto direto do programa na vida das pessoas. “A gente está fazendo a obra com muito carinho para garantir mais acessibilidade e conforto a Mônica. E estamos muito felizes com o programa, que tem 30 dias de lançamento e será um verdadeiro sucesso, chegando perto da vida de quem mais precisa”, afirmou João Campos.
O programa prevê intervenções estruturais em 50 residências distribuídas por diferentes áreas da cidade, com foco em adequações internas que garantam mais segurança, mobilidade e dignidade aos moradores. As obras são executadas pela Defesa Civil do Recife, que atua com equipes especializadas em pequenas intervenções e serviços emergenciais.
A ação amplia o trabalho já realizado pelo órgão por meio do Projeto Parceria, que atua principalmente na área externa dos imóveis. “Agora, o olhar se volta também para dentro das casas, garantindo acessibilidade aos moradores que utilizam cadeira de rodas”, explicou Alexandre Rebelo, secretário de Ordem Pública e Segurança da Prefeitura do Recife. “O Casa Sem Barreiras permite que essas pessoas consigam circular com mais autonomia dentro do próprio imóvel”, completou.
Na residência de Mônica, as melhorias incluem adaptações no banheiro, além da reestruturação da cozinha e dos quartos, tornando o espaço mais funcional para toda a família. Todo o processo, do projeto à execução, é custeado pelo poder público. No início do programa, os materiais destinados aos banheiros estão sendo doados pela Ferreira Costa.
Emocionada, Mônica Barbosa falou sobre a expectativa com a transformação do imóvel e o impacto direto na sua rotina. “Vocês estão vendo a minha dificuldade, como é pra eu ir ao banheiro e para descer a ladeira. Quando essa obra acontecer, vai ser uma bênção. Eu estou muito feliz”, afirmou.
A irmã da beneficiada, Marinise Barbosa, ressaltou que as mudanças vão beneficiar toda a família. “A melhoria não é só para ela, no acesso dela, mas também pra gente. A casa vai ser reorganizada, com mudanças na cozinha, no banheiro e nos quartos, o que vai facilitar a vida de todo mundo”, explicou.



0 Comentários