O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) realizou, na manhã desta quinta-feira (13), um ato público em defesa do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (SASSEPE)
Foto: Divulgação
A mobilização aconteceu em frente à agência do SASSEPE, em Arcoverde, e reuniu educadores e representantes de diversas categorias do funcionalismo estadual.
A presidente da Associação de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Assepe), Florentina Cabral, mais conhecida como Morena, destacou o sofrimento enfrentado por quem depende da rede. Há casos de servidores que precisam sair de suas cidades, como Arcoverde, para buscar atendimento no Recife.
“Se fosse só aqui, já seria suficiente para identificarmos a precariedade e o caos em que estamos mergulhados nessa assistência. Mas não é só em Arcoverde, é em todo o Estado de Pernambuco. Muitos companheiros e companheiras saem de outras cidades do interior para o Recife, em busca de uma consulta agendada — e muitas vezes não são atendidos”, relatou.
Durante o protesto, os participantes denunciaram o subfinanciamento da rede, os atrasos nos repasses e a falta de investimentos por parte do Governo de Pernambuco. O Sintepe cobra de Raquel Lyra a adoção de medidas emergenciais para garantir a reestruturação e o fortalecimento do sistema, essencial para o atendimento à saúde dos servidores públicos.
O SASSEPE enfrenta atualmente uma das piores crises de sua história, marcada por filas de cirurgias e internações, atrasos nos pagamentos, redução da rede credenciada e dificuldades de acesso a consultas e exames, tanto na capital quanto no interior do estado.
O diretor do Sintepe, Edgar Luna, destacou que a crise do SASSEPE não afeta apenas os servidores, mas também a população em geral, ao pressionar ainda mais o Sistema Único de Saúde (SUS).
“É necessário que essa luta venha acompanhada do apoio das comunidades, do apoio de cada cidadão e cidadã. Quando o servidor não é atendido pelo SASSEPE no momento em que mais precisa, isso acaba sobrecarregando ainda mais o SUS”, afirmou.
O Sintepe reforça que continuará mobilizado, em conjunto com outras entidades representativas do funcionalismo estadual, pela valorização do serviço público e pela recuperação do SASSEPE, para que o sistema volte a cumprir plenamente sua função de garantir atendimento digno e de qualidade aos servidores estaduais.
O ato contou com a presença dos diretores Ivan Rui e José de Barros, além dos coordenadores do Núcleo Regional do Sertão Moxotó Ipanema - Arcoverde, Jorssi Moura, Maza Jacome e Sueli Macedo.
Cícera Leite (SindSaúde), Drailton Albuquerque (Sindicato dos Bancários) e Simone Ferraz (Assepe) também fortaleceram o movimento.


0 Comentários