O Pontão de Cultura Mestras e Mestres do Saberes celebra a cultura do agreste pernambucano com debates, roda de saberes e apresentações culturais
Foto: Divulgação
Entre os dias 08 e 09 de outubro, Caruaru será palco do 4º Seminário do Pontão dos Saberes, encontro que reúne mestras, mestres, artistas, pesquisadores e gestores culturais em torno da valorização da cultura popular, da memória e da produção cultural do Agreste pernambucano. Já no dia 10, o encontro acontece em Gravatá, onde será produzido um relatório de todas as atividades e encaminhamentos do seminário.
O evento é realizado pelo Pontão dos Saberes, em parceria com o Ponto de Cultura Boi Tira-Teima e a Associação Flor do Barro, e conta com rodas de diálogo, apresentações culturais e atividades de formação. A programação acontece em três espaços: na sede do Ponto de Cultura Boi Tira-Teima, na Associação Flor do Barro (Alto do Moura) e no Museu de Cinema de Animação – MUCA (Gravatá).
Três dias de encontros e diálogos
O seminário promove uma imersão de três dias de escuta, partilha e reflexão coletiva sobre políticas públicas, memória cultural e o papel das mestras e mestres no fortalecimento da Cultura Viva no Brasil.
Entre os temas abordados estão:
- Cultura Viva e os Patrimônios, com a participação de Roberto Gercino (Boi Tira Teima) e Lula Gonzaga (Museu de Cinema de Animação - MUCA);
- Editais de Fomento de Mestras e Mestres, com a participação de Feliciano Félix (Minc) e Carlos Augusto (MinC);
- Gestão de Projetos, com a equipe do MUCA;
- Legislação e Editais, com Leon Delacio, advogado especialista em Direito Cultural;
- Diagnóstico e Mapeamento das Mestras e Mestres, conduzido pelo produtor cultural Lucas Alves.
Além das mesas de diálogo, haverá apresentações culturais e um espaço dedicado à apresentação das diretrizes da TEIA-PE, rede que articula os Pontos de Cultura do estado.
Programação resumida
- Dia 08/10 (quarta-feira) – Abertura, diálogos sobre Cultura Viva, Patrimônios e Editais de Fomento; apresentação das diretrizes da TEIA-PE e mostra cultural do Boi Tira-Teima.
- Dia 09/10 (quinta-feira) – Diálogos sobre gestão de projetos, legislação, editais e mapeamento das mestras e mestres; atividades na Associação Flor do Barro, no Alto do Moura.
- Dia 10/10 (sexta-feira) – Atividade de mapeamento e avaliação no Museu de Cinema de Animação – MUCA, em Gravatá.
Um convite à participação
O 4º Seminário Pontão dos Saberes é um espaço de troca, escuta e valorização da cultura popular, fortalecendo o protagonismo de mestres e mestras que mantêm vivas as tradições do Agreste pernambucano. O 4º seminário Pontão dos saberes é uma realização da ASAGA Audiovisual e Cidadania; produção da Cotidiano Filmes; e incentivo do Governo de Pernambuco, Secretaria de Cultura de Pernambuco, Ministério da Cultura, PNAB-PE, Cultura Viva 20 anos.
0 Comentários