Unidade já realizou mais de 1,6 milhão de atendimentos e segue como referência em Jaboatão dos Guararapes

Divulgação FMSA
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Engenho Velho – Governador Carlos Wilson, integrante da Rede Estadual de Saúde de Pernambuco e sob gestão da Fundação Manoel da Silva Almeida (FMSA) / Hospital Maria Lucinda desde 2022, completa, neste 10 de setembro, 15 anos de serviços prestados à população. Com uma trajetória marcada pelo cuidado humanizado e pela busca constante pela qualidade, a unidade é uma das grandes referências em atendimentos de média complexidade no município de Jaboatão dos Guararapes. Desde a sua inauguração, a UPA Engenho Velho já realizou mais de 1,6 milhão de atendimentos.
Traduzindo a assistência em números, a unidade contabiliza um total de 1.516.365 atendimentos em Clínica Médica e Pediatria e 121.974 em Odontologia. As principais especialidades ofertadas no local são Clínica Médica, Pediatria e Odontologia, que se somam a uma série de procedimentos essenciais, como Suturas, Punções, Drenagens Torácicas, Cateterismos, Sondagens, Exames Laboratoriais, Raio-X Digital, Eletrocardiogramas e Telemedicina.
Para a diretora da Unidade, Tarciana Ferraz, a celebração dos 15 anos da UPA Engenho Velho é um marco. “Isso tudo reforça o compromisso com a saúde pública de qualidade em Pernambuco. Mais que números, a unidade representa cuidado, acolhimento e segurança para milhares de famílias que contam diariamente com seus serviços”, vibrou.
A resolutividade também é um dos diferenciais da unidade: em 2024, apenas 3,49% dos casos precisaram ser removidos para outros serviços, confirmando a capacidade da UPA em solucionar a maioria das demandas dentro de sua estrutura. Atualmente, o equipamento dispõe de 19 leitos, garantindo suporte aos casos de maior gravidade.
O funcionamento da UPA é garantido pelo trabalho de uma equipe multiprofissional composta por 292 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas e profissionais administrativos. Esse corpo técnico atua em sinergia para oferecer atendimento rápido, seguro e humanizado.
A história da UPA também é feita pelas pessoas que dedicam suas vidas ao serviço. “Há 15 anos, eu trabalho aqui na UPA. Comecei como maqueiro, passei dois nesta função. Tive a oportunidade de fazer um curso técnico e hoje sou técnico de enfermagem. Cresci como profissional, acompanhei todo o crescimento dessa unidade e também a chegada do Maria Lucinda por aqui. Sou muito grato, primeiramente, a Deus e a todos por fazer meu trabalho aqui com muita dedicação”, comemorou o colaborador da unidade, Jadeilson Viegas.
Nos últimos anos, a UPA Engenho Velho implantou protocolos estratégicos que qualificam ainda mais a assistência, como os de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Encefálico (AVE) e o Fast-Track, que agiliza o atendimento de casos de menor complexidade. Além disso, a capacitação contínua é prioridade: somente em 2024, foram promovidos mais de 80 treinamentos para a equipe.
A celebração também foi destacada pela diretora geral de Monitoramento dos Contratos de Gestão da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), Isabela Guedes. “Hoje celebramos uma trajetória marcada por dedicação, conquistas e muito trabalho em equipe. Ao longo desses anos, cada desafio superado e cada resultado alcançado mostram a força e a importância desta unidade”, ressaltou.
“Celebrar os 15 anos da UPA Engenho Velho é também reafirmar a missão da Fundação Manoel da Silva Almeida de cuidar com amor, responsabilidade e dedicação. Essa unidade representa um ponto de apoio fundamental para milhares de famílias e é motivo de orgulho para todos nós que fazemos parte desta história. Ver o crescimento da UPA e o impacto positivo que ela tem na vida das pessoas é a maior recompensa pelo nosso trabalho”, finalizou a Ir. Carmem Lúcia Moreira de Queiroga, tesoureira da FMSA e representante da Alta Gestão.
 


 
 
 
 
 
0 Comentários