Representando o Brasil, o atleta enfrentou ventos fortes e trechos desafiadores para garantir o lugar no pódio
Pódio da prova (APA / Divulgação)
Agosto, 2025 - O pernambucano José Márcio Leão da Silva, atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), conquistou neste domingo (31) a medalha de bronze na Maratona Internacional de Assunção, no Paraguai. A prova, que também valeu como Campeonato Sul-Americano de Maratona, teve largada e chegada no Cais Desportivo da capital paraguaia.
Representando o Brasil, José Márcio completou os 42,195 km em 2h24min10s94, garantindo seu lugar no pódio da 16ª edição do evento. "Foi um sonho realizado, numa prova muito difícil. Foi uma corrida de superação e quero agradecer a Deus, à minha família, aos amigos do Nordeste, minha namorada e ao meu treinador Marciano Barros", declarou o atleta após a prova.
José Márcio esteve acompanhado pelo treinador Marciano Pereira Barros, também da APA, que foi convocado para integrar a equipe técnica brasileira. O técnico destacou as dificuldades enfrentadas no percurso e a importância da estratégia.
"O clima não ajudou, com ventos de até 55 km/h. O trajeto tinha duas voltas e muitas ladeiras na parte urbana. Foi uma prova estratégica, em que o trabalho de meses de preparação fez a diferença para correr com inteligência e garantir o pódio", afirmou Marciano.
O pódio masculino foi liderado pelo paraguaio Derlis Ayala Sanchez (2h21min01s15), seguido pelo equatoriano Fernando Ramiro Moreno Tapia (2h22min02s85).
A APA - Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.
Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.
Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão.
0 Comentários