Preaca Festival estreia em setembro com exibições ao ar livre e foco na valorização do audiovisual independente
Foto: Divulgação
Pela primeira vez, a cidade de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, será palco de um festival de cinema dedicado exclusivamente a produções independentes. Realizado nos dias 4, 5 e 6 de setembro, no Pátio da Misericórdia, o Preaca Festival de Cinema de Goiana chega como uma iniciativa inédita na cidade, com o objetivo de dar visibilidade a curtas-metragens fora do circuito comercial e criar novas conexões entre o público e o cinema de rua.
A primeira edição do evento é voltada exclusivamente para curtas-metragens de até 20 minutos, finalizados a partir de 1º de janeiro de 2023. A seleção inclui três mostras não competitivas: Preaca (foco regional para realizadores nordestinos), Curumim (abrangência nacional,voltada ao público infantojuvenil) e Heroínas de Tejucupapo (com foco em obras dirigidas por mulheres cis e trans). As inscrições estão abertas até 10 de agosto por meio do formulário online: formulário de inscrição.
Arte: Divulgação
Todos os filmes selecionados para as mostras recebem uma premiação simbólica, composta por uma estatueta de barro esculpida pelo artesão Edvaldo Manoel e uma remuneração de R$200, referente ao licenciamento da obra para exibição, mediante assinatura de acordo entre a organização do festival e os responsáveis pelos direitos autorais dos filmes.
“A nossa expectativa é que as pessoas saiam de casa para assistir filmes na rua, se emocionar, sorrir, sentir o que aquela narrativa possa transmitir. E se ver nas histórias ou se indignar com elas. Acho que o papel do cinema é causar emoções. E quando a gente leva o cinema para a rua, a gente quer tocar as pessoas”, afirma Hevelyne Figueirêdo, produtora cultural e uma das idealizadoras do festival. Goianense, ela reforça que a ação é a realização de um desejo antigo: “Já circulei por muitos festivais no interior, em cidades encantadoras, e sei da importância de uma ação como essa nestes territórios, por isso, sempre almejei realizar um festival na minha cidade”.
O nome do festival homenageia os Caboclinhos, tradição cultural marcante da cidade. “Preaca” é o nome dado ao arco usado na dança dos caboclinhos, símbolo de memória, resistência e cultura popular. Assim como o arco lança a flecha, o festival pretende lançar histórias que ecoem, toquem e resistam.
Além das sessões de cinema, o festival promove apresentações de artistas locais ao fim de cada noite de exibição e realiza o Encontro de Realizadores do Interior, marcado para o dia 6 de setembro, na Igreja da Misericórdia. A atividade busca fomentar o intercâmbio entre cineastas de diferentes cidades e fortalecer a produção audiovisual na Zona da Mata Norte.
A programação do Preaca inicia em agosto, com oficinas e masterclasses gratuitas, voltadas a diferentes áreas do audiovisual, como animação, fotografia cinematográfica, produção executiva e acessibilidade. Entre os facilitadores confirmados estão Jefferson Batista, Hevelyne Figueirêdo, Renatto Mendonça, Ilton Ferreira e Túlio Rodrigues. A programação completa pode ser acessada no perfil do festival no Instagram: @preacafestival. Dúvidas e outras informações podem ser enviadas para o e-mail: preacafestivaldecinema@gmail.com.
O Preaca também lança luz sobre uma questão simbólica e estrutural: a inatividade do Cine-Teatro Polytheama, um dos principais equipamentos culturais de Goiana, fechado há anos, mesmo após uma reforma concluída em 2010. “Um dos nossos objetivos com a realização do festival na cidade é fazer uma provocação pela retomada das atividades do Polytheama, que há décadas não exerce sua função social. Um espaço que foi reformado, trazendo grandes expectativas para a população, mas que até hoje segue obsoleto. O nosso sonho é poder realizar a próxima edição do festival dentro do Polytheama, esse espaço tão importante de lazer, entretenimento e cultura da nossa cidade”, destaca Hevelyne.
O Preaca Festival de Cinema de Goiana é realizado pelas produtoras Azulyne Produções e Alcalinas Produtora Audiovisual, com incentivo da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), por meio da Lei Paulo Gustavo, através do Ministério da Cultura, Governo Federal e conta com apoio da Prefeitura de Goiana.
Serviço
Preaca Festival de Cinema de Goiana
Quando: Sessões de cinema ao ar livre de 4 a 6 de setembro; oficinas e masterclasses durante todo o mês de setembro
Quanto: Gratuito
Inscrições para curtas-metragens: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSceHklp-HtaqxfqvWfFwvxN7B6axgJK3D3ElTN2_BtIVFSaBg/viewform
Mais informações: Instagram @preacafestival
Contato para imprensa:
Giovanna Carneiro - (81) 99418-7450 (Whatsapp e ligação)
0 Comentários