Banner da POSTAGEM


Cinema e Consciência Ambiental tomam conta de praças de Pernambuco com o projeto “Interior na Cena Brasil”

Com entrada gratuita, iniciativa leva filmes nacionais e debates sobre meio ambiente a cidades da região metropolitana e à capital, Recife

Interior na Cena Brasil   Foto: Divulgação

A questão ambiental ganhou protagonismo nos livros, nas telas e nas discussões sociais mais relevantes do nosso tempo. É nesse contexto que nasce o festival "Interior na Cena Brasil", que vai levar cinema gratuito e debates ambientais para três cidades de Pernambuco e para a capital, Recife. Com exibições ao ar livre e bate-papos com especialistas e cineastas, a proposta é unir arte, conscientização e cidadania.

A abertura acontece no dia 14 de agosto, no Parque Santana, no Recife, com a exibição do premiado curta-metragem “Das Águas”, de Adalberto Oliveira e Tiago Martins Rêgo, vencedor da Mostra Competitiva de Curtas Pernambucanos, seguido do documentário internacionalmente reconhecido “Lixo Extraordinário”, de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, indicado ao Oscar. Antes da sessão, o público poderá participar de um bate-papo com os diretores do curta pernambucano.

A mostra continua nos dias 15, 16 e 17 de agosto em Paulista, Olinda e Igarassu, respectivamente. As sessões acontecem em praças públicas e contam com uma estrutura de cinema a céu aberto, com uma tela inflável gigante de 10 metros por 6 metros e projetores de alta definição. O projeto contempla a exibição de obras de grandes nomes do audiovisual, como “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado, “O Sal da Terra”, de Wim Wenders, e “Narradores de Javé”, de Eliane Caffé, entre outros títulos que abordam temas como água, lixo, energia, povos originários, florestas, agrotóxicos e mudanças climáticas.

Os filmes, que unem temas atuais a uma linguagem acessível e sensível, funcionam como ponto de partida para painéis de conversa com críticos, cineastas, ambientalistas, artistas e o público em geral, que acontecem antes das sessões. O objetivo é promover a reflexão e o engajamento coletivo em torno das questões ambientais mais urgentes.

“Queremos provocar a sensibilidade, a escuta e o senso de pertencimento ao território e ao meio ambiente, especialmente em cidades onde o acesso à produção audiovisual e aos debates ambientais ainda é limitado. O cinema tem esse poder de tocar, emocionar e mobilizar”, destaca Leonardo Conde, idealizador do projeto.

Além das exibições noturnas, o projeto também inclui ações formativas em escolas públicas do Recife, fomentando o debate ambiental entre os jovens e estimulando o protagonismo estudantil nas questões ecológicas que impactam diretamente o cotidiano das cidades.

Com entrada gratuita e classificação indicativa livre, o “Interior na Cena Brasil” promete transformar praças em salas de cinema a céu aberto e inspirar novas formas de pensar o meio ambiente por meio da arte. O projeto, inédito em Pernambuco, começou em 2024 e já passou por sete cidades do Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa conta  com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Serviço:

Projeto Interior Cinema Brasil

Quando: 14, 15, 16 e 17 de agosto

Horário: 19h

Entrada: gratuita

Informações: interiornacenabrasil.com.br

Programação:  

Recife

Dia 14/08 – quinta ,19h

Parque Santana - R. Jorge Gomes de Sá - Santana, Recife

Filmes “Das Águas” de Adalberto Oliveira e Tiago Martins Rego e “Lixo Extraordinário” de Lucy Walker e João Jardim

 

Paulista

Dia 15/08 - Sexta ,19h

Parque Aurora - R. da Aurora, 130 - Aurora, Paulista

Filmes -“Ilha das Flores”, Jorge Furtado   e “Ruivaldo –

“O Homem que salvou a terra” ,de Jorge Bodanzky 

                                                                                         

Olinda

Dia 16/08 - Sábado –19h

Praça do Carmo

Filmes – “Velozzia”, Gisele Moreira  e “Narradores de Javé”  , Eliane Caffe

 

Igarassu

Dia 17/08 –Domingo - 17h30

Praça do Centro de Artes - Rua Dr. João Elísio, 149, Centro

Filme – “A arca de Noé - A aventura”, Sérgio Machado  e “O Sal da Terra” de Wim Wenders · Juliano Salgado

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE