Espaço mantido pela Prefeitura do Recife oferecerá uma semana de programação formativa e cultural, a partir de amanhã (21)
Foto: Rodolfo Loepert/Arquivo PCR
Entre as atividades, haverá palestra, curso e roda de conversa, além da abertura da exposição de fotografias “Comidas Rituais – sabores e saberes ancestrais na diáspora africana em Pernambuco”
O Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – Casa do Carnaval, espaço de salvaguarda da história das manifestações populares do Recife, celebra 35 anos de existência com uma semana de programação formativa e cultural, a partir desta quinta-feira (21).
Entre as atividades, haverá palestra, curso e roda de conversa, além da abertura da exposição de fotografias “Comidas Rituais – sabores e saberes ancestrais na diáspora africana em Pernambuco”, com curadoria dos pesquisadores Mário Ribeiro e Sandra Araújo. A programação é toda gratuita e acontecerá no próprio espaço cultural, mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, no Pátio de São Pedro.
A mostra, que abrirá as comemorações, a partir das 15h de amanhã, é resultado de uma pesquisa etnográfica em quatro casas de matriz africana no Recife e Região Metropolitana, realizada entre os anos de 2021 e 2024. O trabalho é uma iniciativa dos pesquisadores Mário Ribeiro e Sandra Araújo, da Universidade de Pernambuco, e busca refletir sobre a importância dos alimentos no cotidiano dos terreiros de Candomblés e Umbanda, destacando como os modos de preparar, servir, ofertar e consumir cada prato estão entrelaçados às tradições e aos valores ancestrais, transmitidos por gerações por meio da oralidade.
Mais que alimento, as comidas de terreiro são apresentadas e representadas como símbolos culturais, repletos de sentidos, sabores e cheiros, evocando cosmovisões africanas e a sabedoria ancestral, ressignificada e salvaguardada há várias gerações, desde as senzalas até as cozinhas das casas grandes, passando por guetos e morros.
No dia 22, às 14h, a programação seguirá com a palestra “Brincar é coisa Séria”, ministrada pela historiadora e pesquisadora Carmem Lélis, assessora técnica de Política Cultural da Secretaria de Cultura do Recife, que há muito se dedica ao estudo, à experiência e à celebração das tradições e brincadeiras populares como terreno fértil onde brotam a identidade, a força e o futuro de um povo. A palestra terá livre acesso, sem necessidade de inscrição.
Confirmando a missão da Casa do Carnaval como espaço de referência na formação cultural, preservação da memória e incentivo às tradições, a celebração dos 35 anos de atividades contemplará também ações formativas, como a Oficina de Capacitação em Elaboração de Projetos Culturais para artistas LGBTQIAPN+, que será ministrado por Roberto Carlos, conselheiro de cultura do Recife, produtor, gestor cultural e presidente da Liga de Quadrilhas do Recife.
A oficina, projeto viabilizado pelo Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), será nos dias 23 e 24, 30 e 31 de agosto e 6 e 13 de setembro, sempre das 10h às 13h. As inscrições são gratuitas, realizadas por meio de formulário online, disponível na bio do perfil @portalRC10, no Instagram.
Às 14h do dia 27, a Casa do Carnaval convida seus públicos do passado, do presente e do futuro a conhecer o resultado do trabalho de higienização e digitalização de 200 fitas VHS do acervo, realizado entre abril de 2024 e março de 2025.
As duas últimas agendas são nos dias 28 e 29: a roda de conversa “São João: Uma festa das Quadrilhas Juninas”, com o também pesquisador, brincante e defensor da cultura popular Albemar Araújo, e a palestra “Maracatu de Baque Solto: uma conexão com a natureza”, ministrada por Manoelzinho Salustiano, primogênito do Mestre Salustiano e herdeiro das tradições, sagrados e compromissos da Zona da Mata Norte pernambucana com a cultura popular.
CASA DO CARNAVAL - 35 ANOS
PROGRAMAÇÃO
Dia 21/08 (Quinta-feira)
15h - Lançamento da exposição de fotografias “Comidas Rituais – sabores e saberes ancestrais na diáspora africana em Pernambuco”.
Dia 22/08 (Sexta-feira)
14h - Palestra “Brincar é Coisa Séria”, com Carmem Lélis.
Dia 23/08 (Sábado)
10h - Estreia da oficina de Capacitação em Elaboração de Projetos Culturais para artistas LGBTQIAPN+, com Roberto Carlos.
Dia 27/08 (Quarta-feira)
14h - Apresentação do acervo digitalizado da Casa do Carnaval, com Ewerson Luiz.
Dia 28/08 (Quinta-feira)
14h - Roda de conversa “São João: Uma festa das Quadrilhas Juninas”, com Albemar Araújo.
Dia 29/08 (Sexta-feira)
14h - Palestra “Maracatu de Baque Solto: uma conexão com a natureza”, com Manoelzinho Salustiano.
0 Comentários