Evento gratuito chega à 7ª edição nos dias 30 e 31 de agosto, fortalecendo a cultura hip hop no histórico Casarão do Barbalho - símbolo de resistência cultural do Recife - e inclui batalha principal, feminina e kids, graffiti, feirinha de economia criativa, live painting, exposição e torneio de basquete
Divulgação - Instituto Iputinga Social
A 7ª edição da Batalha do Casarão chega com força total nos dias 30 e 31 de agosto de 2025, consolidando o histórico Casarão do Barbalho, na Iputinga, como espaço de resistência e difusão da cultura hip hop no Recife. Realizada pelo Instituto Iputinga Sociocultural (ISC), o evento gratuito reúne graffiti, torneio de basquete, feirinha de economia criativa, exposição, live painting e batalhas de MCs, com destaque para o protagonismo feminino e a nova geração.
No sábado (30), a programação começa às 9h com uma grande intervenção de graffiti liderada pelo artista Marquinhos ATG, referência na cena urbana recifense. Ele estará acompanhado de 14 nomes da arte urbana, como Aryelle Kiaara, Afro’G, Del Arkivo, Dogão Barbosa, Léo Gospel, Mila Barros, Nathé, Oric, Fany Lima, Teo, Tati Naara, TJ, Véio Art e Inay, que transformarão os muros do Casarão em um painel coletivo, reafirmando a identidade cultural da periferia recifense.
No domingo (31), a partir das 9h, o evento dá um passo histórico ao incluir a Batalha Feminina e a Batalha Kids, voltada para crianças de 8 a 13 anos, além da tradicional disputa principal. Todas as categorias terão premiação em dinheiro e troféus para os dois primeiros colocados, com valores entre R$ 300 e R$ 1.000. As inscrições para as categorias inéditas serão realizadas no próprio dia. A programação segue até as 20h e também inclui shows, live painting, exposição de bicicletas customizadas e o torneio de basquete 3x3, que também inclui premiação em dinheiro.
A Feirinha da Iputinga retorna com gastronomia, moda e artesanato, sob curadoria de Gata Preta Dazo, incentivando 15 empreendedores locais e fortalecendo a economia criativa do bairro. Entre as atrações musicais estão o Rap de Afoitas - grupo formado exclusivamente por mulheres negras, indígenas e periféricas - além de artistas que vêm se destacando na cena como Nolo, Deox, Pregando o Rep-PE, Emannuel Luan (Fuga de Raciocínio), PDR Produções e BannDogg, garantindo diversidade e potência musical ao evento.
“A Batalha do Casarão é um movimento de resistência e valorização da periferia. Aqui, a gente mostra que a Iputinga é berço de arte, música, talento e potência criativa. É a nossa comunidade ocupando seu espaço e projetando sua voz para além dos muros do bairro”, destaca Wedlon Silva, presidente do Instituto Iputinga Sociocultural e responsável pela realização.
O evento conta com incentivo da PNAB - Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura, Governo Federal e Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife.
SERVIÇO
Batalha do Casarão 2025
Data: 30 e 31 de agosto de 2025
Horário: a partir das 9h
Local: Casarão do Barbalho – Estrada do Barbalho, nº 1558 – Iputinga, Recife – PE
Entrada gratuita Mais informações:
0 Comentários