Educação ambiental, moda consciente e economia circular pautam o evento
.jpg)
Foto: Divulgação
A Semana S, maior evento integrado do Sistema Comércio no Brasil, está acontecendo até o dia 18 de maio, em 20 cidades de Pernambuco com uma forte ênfase na sustentabilidade. Promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a iniciativa se destaca no estado por ações que dialogam diretamente com os pilares social, ambiental e econômico. A proposta é mobilizar comunidades em torno de atividades educativas, culturais e de qualificação profissional, ao mesmo tempo em que promove práticas conscientes de cuidado com o meio ambiente e valorização das tradições locais.
Comércio Consciente, Gastronomia e Moda Sustentável
Entre os destaques da Semana S em Pernambuco está o estande Comércio Consciente, que oferecerá oficinas práticas voltadas à educação ambiental, com foco no reaproveitamento de materiais e na sensibilização da comunidade. Os visitantes poderão participar de atividades como criação de hortas em garrafas PET, brinquedos com retalhos, reaproveitamento de jeans e confecção de relógios a partir de discos de vinil — iniciativas que demonstram o potencial do reuso e da economia circular.
No segmento gastronômico, a sustentabilidade também ganha protagonismo, com oficinas que ensinam o aproveitamento integral dos alimentos e técnicas para reduzir o desperdício, além de campanhas de arrecadação de alimentos para doação a instituições sociais por meio do Programa Sesc Mesa Brasil. A promoção de boas práticas de manipulação de alimentos, com orientações sobre higiene e segurança alimentar, também integra as atividades.
A programação traz ainda um desfile de moda sustentável, onde os holofotes se voltam para criações desenvolvidas por estudantes da Faculdade Senac Pernambuco. As peças foram confeccionadas a partir do reaproveitamento de jeans descartados, utilizando a técnica de upcycling - prática que transforma resíduos têxteis em novos produtos de valor agregado, promovendo uma moda mais consciente e alinhada aos princípios da economia circular. Complementando a proposta, o evento contará com exposições temáticas que abordam a importância da conservação dos ecossistemas do semiárido.
Sesc Ciência
O espaço do Sesc Ciência terá o objetivo de popularizar de modo lúdico a ciência relacionada aos ecossistemas de Caatinga, valorizando a riqueza cultural sertaneja e a biodiversidade local. Desta forma, espera-se levar a população à reflexão sobre a necessidade de proteger este bioma nacional para fornecer recursos naturais e manter a sustentabilidade dos modos de vida locais e auxiliar na mitigação das alterações climáticas.
Paralelamente, também será apresentado um modelo de aquaponia, uma tecnologia social que pode ser implementada para otimizar o aproveitamento da água no ambiente semiárido e produzir alimento para as comunidades rurais, aumentando a resiliência da população a lidar com extremos de temperatura. No Sesc Ciência ainda será apresentada uma maquete representando a produção de energia elétrica a partir de uma fonte hídrica renovável, que compõe fortemente a matriz energética brasileira. Todas essas ações estão alinhadas com o ODS 4 - Educação de qualidade, da Agenda 2030 da ONU.
Estrutura da Semana S
Outro diferencial da Semana S em Pernambuco é a própria estrutura do evento, que adota práticas sustentáveis como o uso de iluminação e ventilação naturais, gestão eficiente de equipamentos audiovisuais e a promoção de um ambiente de trabalho ético e inclusivo. A valorização da cultura popular também reforça o pilar social da sustentabilidade, com a presença de apresentações artísticas, cortejos tradicionais e manifestações locais que fortalecem os laços comunitários e promovem o orgulho regional.
De acordo com Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, a Semana S simboliza o compromisso da instituição com um futuro mais justo e equilibrado. “A sustentabilidade é um eixo essencial das nossas ações. Nossos eventos garantem o respeito a 109 práticas sustentáveis previstas no Guia de Sustentabilidade em Eventos da CNC e, nesta Semana S, buscamos mostrar que é possível promover o desenvolvimento de forma integrada, respeitando o meio ambiente, valorizando a cultura e gerando oportunidades para as pessoas. É assim que contribuímos para transformar realidades nos quatro cantos de Pernambuco”, afirma.
Os resíduos recicláveis gerados ao longo da Semana S serão encaminhados à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Olinda (Coocencipe), Cooperativa Curcurana, Cooperativa Sítio Carpina, Cooperativa Vila Rica e Cooperativa Maria da Penha, contribuindo diretamente com a geração de renda para famílias de catadores e com a redução dos impactos ambientais. Já as lonas e banners utilizados no evento ganharão nova função: serão reaproveitados pelo Instituto Socioambiental Serra Grande, de Serra Talhada, na construção de um anfiteatro comunitário em sua sede.
Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - Idealizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e realizada em Pernambuco pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE em parceria com sindicatos empresariais, é um evento que promove cidadania, desenvolvimento do comércio e acesso a serviços essenciais. Criada a partir do pioneiro Dia S — instituído em 2023 por lei estadual inspirada em projetos de Recife —, a iniciativa celebra os 80 anos da CNC e leva mais de 400 ações gratuitas para 20 cidades pernambucanas, incluindo Recife, Olinda, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. Com o objetivo de oferecer educação, saúde, lazer, cultura, gastronomia e qualificação profissional, além de fortalecer o comércio local através de palestras sobre inovação e empreendedorismo, a Semana S também celebra o impacto social do Sesc e Senac, que em 2024 atenderam mais de 11,8 milhões e 40 mil pessoas, respectivamente, em Pernambuco.
0 Comentários