Programa Saúde nos Terreiros leva atendimento ao Ilê de Mãe Ninha no Alto da Macaíba
Foto: Elton Travassos/Secretaria de Saúde
A manhã desta terça-feira (29) foi de cuidado e acolhimento no Ilê Osun Ypondá Asé Omi Oloníò - Alto do Osum, da Nação Nagô Ebá da Mãe Ninha, no bairro Alto da Macaíba. Das 9h às 12h, o espaço religioso recebeu mais uma edição do programa Saúde nos Terreiros, promovido pela Secretaria de Saúde de Olinda, por meio da Coordenação de Saúde da População Negra.
A iniciativa levou uma série de serviços de saúde para a comunidade, com foco no acesso, na escuta e no respeito às tradições de matriz africana. Entre os atendimentos oferecidos estavam citologia (exame preventivo), aferição de pressão e glicemia, atendimento médico, vacinação contra influenza (para grupos prioritários) e testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C.
“O programa Saúde nos Terreiros é uma estratégia que reconhece o terreiro como um espaço de promoção do cuidado. Levamos os serviços de saúde para dentro desses territórios, fortalecendo o elo com a comunidade e valorizando suas práticas e saberes”, explicou Carmen Cavalcanti, coordenadora de Atenção à Saúde Integral da População Negra de Olinda.
O terreiro, localizado na Rua do Canindé, nº 153, nas proximidades da Praça das Mulheres, abriu suas portas para mais uma ação de cuidado que reforça o compromisso da gestão com a equidade em saúde, especialmente no enfrentamento ao racismo religioso e institucional.
Ação continua nesta quarta-feira (30) no Quilombo de Xambá
O Saúde nos Terreiros segue nesta quarta-feira (30), com programação no Quilombo de Xambá, localizado na Rua Severina Paraíso Silva, nº 65, no bairro de São Benedito. Das 9h às 12h, serão oferecidos serviços de vacinação contra influenza para o grupo prioritário quilombola.
A iniciativa continua como uma importante estratégia de aproximação entre os serviços de saúde e os territórios tradicionais de matriz africana, fortalecendo o cuidado com respeito às práticas culturais e religiosas da população negra em Olinda.
0 Comentários