Banner da POSTAGEM


Nova unidade de saúde vai beneficiar cerca de 21 mil moradores do Vasco da Gama

Prefeitura do Recife investe R$ 3,3 milhões para transformar a unidade em USF +


Imagens de drone: Ivison Gambarra/Prefeitura do Recife

O prefeito do Recife, João Campos, acompanhado pela secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, visitou, nesta quinta-feira (5), as obras de construção da nova sede do Centro de Saúde Iná Rosa Borges, no bairro do Vasco da Gama, no Distrito Sanitário VII. Com uma estrutura moderna e ampliada, além de novos equipamentos e mobiliário, o serviço será transformado em USF +, passando a contar com equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal, além da ampliação do horário de funcionamento, das 7h às 19h, sem intervalo. Atualmente, a unidade funciona das 8h às 17h, com pausa para o almoço.

Durante a visita, o prefeito destacou o impacto da obra na ampliação da capacidade de atendimento à população da região. “Essa é uma construção realizada em parceria com o Governo Federal, que vai permitir ampliar significativamente o atendimento. Hoje, o serviço funciona em um espaço menor e, na nova sede, contará com sete equipes de Saúde da Família, ampliando a área de cobertura e funcionando no modelo USF +”, afirmou João Campos. O gestor também ressaltou o andamento dos trabalhos, que já alcançaram 30% de execução, com atendimento concentrado no térreo e área administrativa no primeiro pavimento.

A ordem de serviço para a construção foi assinada em setembro do ano passado. A nova unidade está sendo erguida em um terreno de 768 metros quadrados, com dois pavimentos. Atualmente, a obra tem a fundação concluída, além da superestrutura do primeiro pavimento e da infraestrutura dos sistemas hidrossanitário e elétrico. A previsão é de conclusão até o fim do primeiro semestre deste ano. O investimento total é de R$ 3.384.999,96, com recursos do Governo Federal, por meio do programa Novo PAC, destinados à construção de uma unidade de porte IV, com estrutura mais ampla, acessível e preparada para ampliar o número de atendimentos. Hoje, o serviço funciona na Rua Senador Milton de Campos, nº 33, e passará a operar na Rua Vasco da Gama, nº 562, no mesmo bairro.

A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, ressaltou a importância da nova estrutura para a reorganização do atendimento na região. “A unidade sai de um espaço menor para uma estrutura ampla, construída em parceria com o Ministério da Saúde. Teremos sete equipes de Saúde da Família, funcionamento no modelo USF Mais, com horário ampliado e mais profissionais, garantindo cobertura para cerca de 21 mil pessoas”, explicou. Segundo a secretária, a nova sede contará com consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, além de sala de vacinação, curativos e os principais serviços ofertados pela Estratégia de Saúde da Família.

Atualmente, o serviço funciona como Unidade Básica Tradicional, sem vínculo contínuo entre equipes e pacientes e com limitações estruturais que comprometem o fluxo de atendimento. Na nova sede, usuários e profissionais contarão com mais espaço e conforto, incluindo recepção climatizada, ampliação do número de consultórios, salas para atividades em grupo, farmácia ampliada e auditório voltado à educação permanente. A mudança do modelo de atenção, com a implantação da Estratégia de Saúde da Família, beneficiará cerca de 21 mil pessoas, com oferta de consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, visitas domiciliares, pré-natal, planejamento familiar, assistência farmacêutica, curativos, exames laboratoriais, vacinação e ações de cuidado para hipertensão e diabetes.

A futura USF + contará com sete equipes de Saúde da Família e sete equipes de Saúde Bucal. Quando estiver em pleno funcionamento, a unidade terá capacidade para ofertar, mensalmente, mais de 4 mil atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem. 

A obra integra o projeto de expansão da Atenção Básica no Recife, iniciado em 2023. Com a entrega de 74 USF Mais e a implantação de 96 novas equipes, a cobertura da atenção básica no município passou de 59% para 81%, ampliando o alcance da Estratégia de Saúde da Família para mais de 200 mil pessoas. Somente no Distrito Sanitário VII, onde está localizado o Centro de Saúde Iná Rosa Borges, já foram implantadas 12 USF +.

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE