Entre 12 e 17 de fevereiro, foliões podem transformar o acesso às 1,2 mil vagas de estacionamento gratuitos do Bairro do Recife em doações para mais de 21 mil pessoas em vulnerabilidade social

Coletiva de imprensa aconteceu nesta quarta-feira (4) - Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco
Começa nesta quinta-feira (12), às 16h, o Estacionamento Solidário - Banco de Alimentos do Recife, uma iniciativa inédita e inovadora da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), durante o Carnaval 2026. Entre os dias 12 e 17 de fevereiro, foliões poderão transformar o acesso a três estacionamentos no Bairro do Recife em doações de 1 kg de alimento não perecível, fortalecendo a rede de solidariedade da cidade e beneficiando mais de 21 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A ação será realizada nos estacionamentos do edifício-sede da Prefeitura do Recife (PCR), do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), todos localizados na Avenida Cais do Apolo, com acesso pela Ponte do Limoeiro. Ao todo, serão disponibilizadas mais de 1.200 vagas gratuitas para os foliões durante o Carnaval. Equipes do Banco de Alimentos do Recife estarão presentes para orientar os doadores e receber os alimentos.
Os horários de arrecadação de alimentos serão os seguintes: na quinta-feira (12), a coleta ocorrerá no estacionamento da PCR, das 16h às 0h, e no TRF5, das 18h às 0h; na sexta-feira (13), nos estacionamentos da PCR e do TRF5, das 12h às 0h, e no TRT6, das 18h às 0h; de sábado a terça-feira (14 a 17), a doação estará disponível nos três estacionamentos (PCR, TRF5 e TRT6), das 12h às 0h. Embora a arrecadação de alimentos termine à meia-noite, os estacionamentos permanecerão abertos até às 4h da manhã, mas não será permitido que os veículos pernoitem nos estacionamentos. Caso contrário, eles estarão sujeitos ao reboque da CTTU.
PONTE DO LIMOEIRO - Ficará aberta para o tráfego misto, possibilitando o acesso dos condutores aos estacionamentos dos prédios da Prefeitura do Recife, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Tribunal Regional Federal (TRF). A ponte será bloqueada para os carros quando as vagas de estacionamento se esgotarem. Uma faixa de rolamento da ponte será exclusiva para o Expresso da Folia.
BANCO DE ALIMENTOS DO RECIFE - A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, vem fortalecendo o enfrentamento à insegurança alimentar com a atuação do Banco de Alimentos, um dos principais equipamentos públicos da cidade voltados para garantir o direito à alimentação adequada. Somente em 2025, foram arrecadadas quase 100 toneladas de alimentos, que beneficiaram entidades sociais e cozinhas solidárias, alcançando um total de mais de 26 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e alimentar no município.
Localizado na Avenida Norte, nº 1716, o Banco de Alimentos possui capacidade para armazenar até 100 toneladas de gêneros alimentícios, onde são realizadas a captação, o recebimento, a seleção e a distribuição de alimentos doados por pessoas físicas, empresas, feiras e supermercados, sempre em articulação com o poder público e parceiros da sociedade civil. O Banco de Alimentos conta, ainda, com a parceria das Secretarias de Cultura e de Esportes, que promovem eventos com bilheteria solidária para incentivar a arrecadação.
As doações de alimentos perecíveis e não perecíveis podem ser feitas o ano inteiro. As entregas podem ocorrer diretamente na sede do Banco e, em casos de grandes quantidades, a equipe realiza a coleta no local. O contato pode ser feito pelo telefone (81) 3303-3317 ou pelo e-mail bancodealimentos@recife.pe.gov.br .
.gif)



0 Comentários