Atividade, realizada pelo Instituto iungo e Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, é online e tem 16h de duração
Foto: Freepik/Reprodução
Estão abertas as inscrições gratuitas para o curso “Cartografias: projetos de vida e educação para as reações étnico-raciais. A atividade, que é online, é fruto de parceria entre o Instituto iungo e a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS). A trilha autoformativa é indicada para educadores da Educação Básica que desejam conhecer práticas que promovam uma sociedade mais justa.
A formação tem carga horária de 16 horas e propõe reflexões ao conectar Projetos de Vida e Educação para as relações étnico-raciais. O objetivo é promover pertencimento, respeito e transformações tanto para os estudantes quanto para suas comunidades.
Lançado em 2025, o curso recebeu mais de 4 mil inscrições de educadores no primeiro semestre. Desse total, 3.172 são vinculados à Seduc-RS, inscritos no contexto de ações formativas da Secretaria da Educação em parceria com o iungo; e 1.172 são professores de todo o país, que acessaram diretamente o site do Instituto.
No curso Cartografias: projetos de vida e Educação para as relações étnico-raciais são apresentadas estratégias pedagógicas que colocam os estudantes no centro da aprendizagem, reconhecendo suas histórias e culturas. A formação é uma oportunidade para os professores aprofundarem seus conhecimentos sobre Educação para as relações étnico-raciais, principalmente no contexto da educação integral. Ela inclui atividades para a sala de aula, com práticas inspiradoras e mão na massa.
Cartografias
O Cartografias iungo reúne formações para professores de toda a Educação Básica que buscam aprofundar conhecimentos e aprimorar práticas que apoiem a construção de projetos de vida pelos estudantes. É recomendada a sequência Mapas de projetos de vida, que apresenta as principais perspectivas sobre projetos de vida, em diálogo com princípios da educação integral e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Projetos de vida e Educação para as relações étnico-raciais, que apoia na perspectiva étnico-racial para formação dos alunos e Planejando aulas de Projetos de Vida, para o professor desenvolver estratégias formativas e planos de aulas com uso de metodologias ativas.
Sobre o Instituto iungo
O Instituto iungo foi criado com uma visão de educação: uma escola em que os estudantes se desenvolvem integralmente e podem construir seus projetos de vida. A estratégia de atuação do iungo é promover o desenvolvimento profissional dos educadores, entendidos como os pilares da transformação da escola. Nesse sentido, oferece formação docente e materiais que fortalecem os professores em sintonia com o contexto do mundo contemporâneo. Para gerar um impacto relevante na educação do país, o Instituto trabalha em colaboração com redes de ensino, universidades e outras organizações do terceiro setor. O iungo tem como mantenedores o Instituto MRV&CO e o Movimento Bem Maior.
Sobre o Instituto MRV&CO
O Instituto MRV&CO acredita que os primeiros passos para trilhar um futuro com mais oportunidades estão diretamente ligados ao poder transformador da educação. Por isso, desde 2014, o braço social da MRV&CO desenvolve e apoia importantes programas e projetos, que têm como essência oferecer possibilidades ainda maiores na área da educação. Dessa forma, já conseguimos proporcionar oportunidades de um futuro melhor para mais de 2,1 milhões de pessoas em nove anos. Saiba mais em institutomrv.com.br.
Serviço
Curso: Cartografias: projetos de vida e Educação para as relações étnico-raciais
Público: professores da Educação Básica de todas as áreas do conhecimento
Prazo para inscrições: até 05 de dezembro de 2025 (sexta-feira)
Link: https://iungo.org.br/formacao/cartografias-projetos-de-vida-e-educacao-para-as-relacoes-etnico-raciais/
Modalidade: on-line
Carga horária: 16 horas


0 Comentários