Ação incentivada pelo Governo de Pernambuco levou um pouco de Carnaval a um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo para a estreia de ‘O agente secreto’

Foto: Divulgação
O domingo (18 de maio) no Festival de Cannes foi tomado pelas cores, a música, a dança e o cinema pernambucanos. No tapete vermelho antes da exibição de ‘O agente secreto’, filme de Kléber Mendonça Filho que concorre à Palma de Ouro, a alegria contagiante do frevo conquistou todas as pessoas presentes e levou um pouco do Carnaval de Pernambuco a um dos mais prestigiados eventos de cinema do mundo.
A ação da Vitrine Filmes foi incentivada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, e levou ao festival o grupo Guerreiros do Passo e a Orquestra Popular do Recife, que fizeram um verdadeiro cortejo pelas ruas de Cannes, atraindo os olhares e as lentes de todo o mundo. Integrantes do elenco, que tem nomes como Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido e Gabriel Leone, também ensaiaram seus passos de frevo, assim como a ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, e a secretária de cultura do Estado, Cacau de Paula.

Foto: Divulgação
“Nosso frevo, patrimônio imaterial da Unesco, está representando aqui toda a cultura pernambucana e o Brasil também, já que ‘O agente secreto’ é o filme brasileiro que concorre à Palma de Ouro. E aqui a gente representa a força da cultura e do Carnaval pernambucanos e a força da nossa cultura popular”, afirmou a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, que está em Cannes e prestigiou a estreia mundial do longa, que se passa no Recife.
Se antes da exibição o frevo já tomou conta de Cannes, a festa de lançamento de ‘O agente secreto’ após sua estreia se tornou um verdadeiro baile de Carnaval na França, com muito frevo, alegria e sombrinhas. O vencedor da Palma de Ouro será anunciado no dia 24 de maio, mas o coração de Cannes já está apaixonado pelo Carnaval de Pernambuco.
O filme ‘O Agente Secreto’ teve apoio do Governo do Estado que cedeu espaços para filmagens como o emblemático cinema São Luiz, a sede da Fundarpe e o Ginásio Pernambucano, através de uma articulação da Secult-PE e da Fundarpe. O São Luiz, monumento histórico do Estado e um dos poucos cinemas de rua em funcionamento no país, inclusive, também foi homenageado durante o arrastão de frevo em Cannes. O estandarte confeccionado especialmente para a ação trouxe detalhes dos famosos vitrais coloridos e da suntuosa cortina vermelha do cinema.
Pernambuco celebra França
A presença pernambucana se insere no contexto do ‘Pernambuco celebra França’, série de ações apoiadas pelo Governo de Pernambuco no contexto do Ano Cultural Brasil-França, que comemora os 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países. Em 2025, o Brasil é convidado de honra do Marché du Film de Cannes.
A programação inclui ainda intercâmbios culturais, artísticos, gastronômicos e científicos de maio a novembro deste ano. Confira a programação completa do ‘Pernambuco celebra França’ no Portal Cultura.PE: (https://www.cultura.pe.gov.br/pernambuco-celebra-franca-ampla-programacao-apoiada-pelo-governo-estadual-reforca-lacos-de-amizade-nos-200-anos-de-relacoes-diplomaticas-brasil-franca)
A agenda da secretária na França ainda inclui a participação, pela primeira vez, do Brasil na Bienal de Artesanato e Criação Révélations, em Paris, através do Consórcio Nordeste. Pernambuco, Paraíba e Ceará estão à frente do espaço, que contará com artistas dos três Estados
0 Comentários