Manifestação com mais de 90 anos, liderada pela Mestra Ana Lúcia, encerra o ciclo natalino com cortejo, apresentação na Praça do Carmo e gravação inédita de CD ao vivo

Reprodução
Uma das mais antigas manifestações do ciclo natalino em Pernambuco, o Pastoril Estrela de Belém realiza, nesta terça-feira (6), às 20h, em Olinda, o tradicional cortejo e a Queima da Lapinha.
Sob a liderança da Mestra Ana Lúcia, reconhecida como Patrimônio Vivo de Pernambuco, o evento mantém viva uma tradição cultural com mais de 90 anos.
A apresentação mistura música, teatro popular e religiosidade, sempre com forte participação da comunidade local.
Anualmente, sempre no dia 6 de Janeiro, o evento marca o encerramento do ciclo natalino na cidade de Olinda.
Seguindo a tradição, o Pastoril Estrela de Belém seguirá o cortejo que começa no Amaro Branco, no Ponto de Cultura Casa da Mestra Ana Lúcia e percorre ruas históricas de Olinda até chegar à Praça do Carmo, aonde acontecerá a apresentação principal.
Durante o percurso, crianças carregam o presépio (a “lapinha”), que ao fim das apresentações é queimada em gesto simbólico de renascimento e recomeço, em um espetáculo que mistura fé e cultura.
Este ano, a Queima da Lapinha terá um momento inédito: a gravação ao vivo de uma das faixas do primeiro CD Oficial da Mestra Ana Lúcia, projeto de autoria da Mestra Elaine Una, que além de sua discípula é Coordenadora do Ponto de Cultura.
A iniciativa marca um passo importante na preservação e difusão da obra da artista, garantindo que sua voz e os cantos do Pastoril Estrela de Belém sejam eternizados em registro fonográfico. O público presente será parte dessa memória coletiva, participando de uma noite que une celebração e história.
O evento tem a realização do Ponto de Cultura Casa da Mestra Ana Lúcia e do Ponto de Cultura Quilombo Casa, com apoio da Prefeitura da Cidade de Olinda. A iniciativa conta com incentivo do Ministério da Cultura, Política Nacional Aldir Blanc (PNAB – Olinda), através da Secretaria de Patrimônio e Cultura.



0 Comentários