Banner da POSTAGEM


UPA Caruaru celebra 15 anos como referência em saúde no Agreste

Unidade já realizou quase dois milhões de atendimentos e é destaque em resolutividade

Time UPA Caruaru - Foto: Divulgação

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Caruaru, integrante da Rede Estadual de Saúde de Pernambuco e sob gestão da Fundação Manoel da Silva Almeida (FMSA) / Hospital Maria Lucinda, desde 2022, completou, em 27 de setembro, 15 anos de serviços prestados à população do Agreste. Reconhecida pela qualidade da assistência, resolutividade e acolhimento humanizado, a unidade já realizou 1.966.208 atendimentos desde a sua inauguração, consolidando-se como uma das principais referências em saúde da região.

As especialidades ofertadas são Clínica Médica, Ortopedia e Pediatria, somadas a uma série de procedimentos essenciais que garantem suporte aos pacientes: suturas, curativos, raios-X, imobilizações, reduções, eletrocardiogramas (ECG), gasometria e administração de medicações. Atualmente, a UPA dispõe de 19 leitos, entre salas vermelha e amarela, para os casos de maior gravidade.

Um dos diferenciais da unidade é a alta taxa de resolutividade. Em 2024, por exemplo, dos 155.848 atendimentos médicos realizados, apenas 2.833 necessitaram de transferência - o que corresponde a apenas 1,82% do total. Isso significa que cerca de 98% dos pacientes tiveram suas demandas solucionadas dentro da própria unidade. De acordo com a diretora da UPA Caruaru, Larissa Martins, esse resultado traduz o compromisso da equipe. “Há 15 anos, a UPA Caruaru é referência em urgência e emergência para todo o Agreste pernambucano. Somos a única UPA estadual da região, atendendo 53 municípios com uma equipe multiprofissional forte, médicos de plantão 24h e serviço ininterrupto que garante cuidado, qualidade e resolutividade. Nos últimos três anos e meio, nossa gestão tem sido realizada pela Fundação Manoel da Silva Almeida/Hospital Maria Lucinda, instituição referência em Pernambuco pela qualidade e humanização na prestação de serviços. Mais que números, nossa história é feita de vidas acolhidas e transformadas”, destacou.

O funcionamento da unidade é garantido por uma equipe multiprofissional composta por 265 colaboradores - entre  médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e equipe administrativa.  Esse corpo técnico atua em sinergia para assegurar atendimento ágil e eficiente à população. A qualificação da equipe também é prioridade. Em 2024, a unidade registrou crescimento de 216,7% em treinamentos, com uma média de sete formações mensais, reforçando a atualização contínua dos profissionais.

Nos últimos anos, a UPA Caruaru avançou na implantação de protocolos estratégicos que ampliam a qualidade da assistência, entre eles: dor torácica, sepse, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca congestiva (ICC), transporte seguro, paliação, bronquiolite, fast-track, lesão por pressão, protocolo de inclusão do Transtorno do Espectro Autista (TEA), doenças ocultas, quedas e procedimento seguro.

Para celebrar essa trajetória, será realizado um evento especial, na próxima terça-feira, (30/09), a partir das 9h, na área interna da unidade, reunindo colaboradores em um momento de confraternização, com ginástica laboral e massagens terapêuticas, bênção religiosa e um almoço festivo.

Postar um comentário

0 Comentários

ADS da GOOGLE