Espetáculo que já percorreu cidades do Agreste pernambucano chega à Região Metropolitana, reunindo música, poesia e convidados especiais em noite que exalta a cultura nordestina
Foto: Ewa Amor/Divulgação
O poeta, compositor e filósofo Romildo Melodias apresenta pela primeira vez na Região Metropolitana do Recife, o Recital Agreste. O espetáculo, que já encantou públicos em diversas cidades do Agreste pernambucano, chega a Olinda nesta sexta-feira (15), às 19h, na Casa Desmantelo Azul. A noite promete música, poesia e encontros culturais que celebram a alma nordestina.
“Minha arte nasce de uma conexão com o meu território e minhas vivências. Sou um mensageiro do Agreste, e o Recital Agreste é a expressão dessa ligação entre música, poesia e filosofia. É um reencontro sincero com uma terra de raiz, força e sentimento. Ao longo do caminho, percebo nos olhos do público o brilho do pertencimento, e isso me emociona profundamente. Ano passado, lancei meu primeiro single, um passo importante para reafirmar a essência do Agreste”, revela Romildo Melodias.
Desde criança, a música é parte da vida de Romildo. Autodidata, iniciou sua jornada na bateria aos 7 anos, migrou para o violão aos 13 e nunca deixou de cantar. Em 2020, decidiu viver integralmente da arte e, no ano seguinte, criou o projeto Romildo e os Camaradas, levando suas composições ao público de sua terra natal, Bom Conselho. No recital atual, traz à cena elementos simbólicos de seu berço cultural, como o riacho Lava Pés, que abre o espetáculo. Em 2024, lançou o single Louco Mutante, disponível em todas as plataformas digitais.
O Recital Agreste já percorreu cidades como Bom Conselho, Garanhuns e Caruaru, chegando até Arapiraca, no agreste alagoano. Nesta edição em Olinda, Romildo divide o palco com artistas que carregam a mesma sensibilidade afetiva e poética do recital, entre eles Callu (Recife), Ednardo Dali (São José do Egito) e Jerimum de Olinda. O espetáculo ainda conta com convidados especiais que representam um verdadeiro encontro cultural do Nordeste: Nosly (MA), Galvöao (PB), Milton Raulino (PE), Mago Veio (AL) e Mestre Ulisses (PE).
O recital é uma imersão no imaginário do Planalto da Borborema. Com canções autorais, releituras de ícones nordestinos como Alceu Valença, Dominguinhos, Luiz Gonzaga e do mineiro Paulinho Pedra Azul, além de poemas de autores do Agreste e Sertão, como Zeto e Bia Marinho, Romildo conduz o público por quatro atos que simbolizam “o reconhecimento do artista como artista; o encontro com suas referências; o passeio pelo mundo ou pelos mundos; e, finalmente, o fechamento do ciclo, retornando para si mesmo, como uma volta”, explica o artista.
Sobre Romildo Melodias
Romildo Melodias é poeta, compositor, músico autodidata, produtor cultural e filósofo natural de Bom Conselho (PE). Desde 2020, desenvolve uma sonoridade que ele define como Música Agreste, mesclando poesia, rock, afrolatinidades e ritmos nordestinos. Além do Recital Agreste, seu single e videoclipe “Louco Mutante” (2024) e a circulação do projeto musical Reunião entre Agrestes (2025) são destaques em sua carreira. Romildo também ministra oficinas de criação poética focadas na identidade cultural do Agreste, valorizando oralidade e poesia popular.
SERVIÇO
Recital Agreste - Romildo Melodias
Data: Sexta-feira, 15 de agosto
Horário: A partir das 19h
Ingresso: R$ 20,00
Local: Casa Desmantelo Azul, Rua do Bonfim, 147 - Carmo, Olinda (PE)
Participações especiais: Callu, Ednardo Dali, Jerimum de Olinda, Nosly, Galvöao, Milton Raulino, Mago Veio e Mestre Ulisses
0 Comentários