O município do Cabo de Santo Agostinho ganhou, nesta segunda-feira (14/7), uma nova estrutura para reforçar a segurança nas praias e facilitar o acesso da população aos serviços municipais

Foto: Divulgação
Foi inaugurada hoje a nova base de operação do Grupamento de Salvamento Aquático (GSMAR) e o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), instalados na praça do pedágio de Itapuama. A iniciativa é fruto da parceria entre a Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP) e a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.
A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Lula Cabral, de Gabriel Belmont, gestor da AGPR, de Carol Boxwell, CEO da Iron House – empresa do Grupo Cornélio Brennand –, e dos representantes do Grupo Ricardo Brennand, Luis Valverde e Henrique Castro. As duas empresas são responsáveis pelo desenvolvimento do Paiva, primeiro bairro planejado de Pernambuco, localizado ao lado de Itapuama.
“Ver ações como essa se concretizando reforça nosso compromisso com o território e com o bem-estar das comunidades do entorno. É uma satisfação contribuir com melhorias que impactam positivamente a vida das pessoas”, afirmou Luis Valverde, representante do Grupo Ricardo Brennand.
A AGPR investiu aproximadamente R$ 21 mil na reestruturação do espaço, com ações de manutenção da infraestrutura, aquisição de mobiliário, revitalização externa e serviços de paisagismo. “É uma iniciativa importante porque reforça o cuidado e a segurança de banhistas e oferece suporte a moradores da cidade”, destaca Gabriel Belmont.
Durante o evento, Carol Boxwell ressaltou o compromisso dos empreendedores com o território: “Como empreendedores, ficamos muito felizes de contribuir com os equipamentos que serão um importante apoio à comunidade do município, contribuindo assim para uma maior conexão com os moradores, estreitando o vínculo com o município e aumentando assim o senso de pertencimento.”
O trabalho da AGPR tem sido fundamental para a melhoria da prestação de serviços na região, atuando na zeladoria do bairro e articulando ações com o poder público para garantir mais segurança, infraestrutura e qualidade de vida para os moradores e visitantes das praias do Cabo de Santo Agostinho.
Com 24 km de litoral, que se estendem do Paiva até a praia de Suape, o Cabo de Santo Agostinho conta atualmente com 17 postos ativos do Grupamento de Salvamento Aquático (GSMAR). Cada um deles é operado por duas duplas de guarda-vidas, que trabalham diariamente das 8h30 às 16h30 para garantir a segurança dos banhistas. Só na praia do Paiva, são três postos fixos em funcionamento.
A nova base inaugurada em Itapuama reforça o apoio administrativo e logístico a essa estrutura já existente, ampliando a capacidade de atuação do grupamento em todo o litoral do município. O novo Centro de Atendimento ao Cidadão vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, oferecendo serviços de orientação, informação e encaminhamento de demandas da população. Já o Posto de Salvamento Aquático também funcionará no mesmo horário, servindo de base administrativa para o apoio às ações de resgate nas praias.
Bairro do Paiva - primeiro bairro planejado de Pernambuco, o Paiva é um projeto imobiliário desenvolvido em parceria pelos grupos Ricardo Brennand e Cornélio Brennand. Os desenvolvedores atuam no planejamento e gestão do destino, que inclui dois parques públicos, 8,5km de praia e 118 hectares de Mata Atlântica preservada. O bairro conta com a Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP), em atuação desde 2010 com o objetivo de administrar, conservar e promover o bairro planejado Reserva do Paiva, em parceria com o poder público. É o órgão central de governança e gestão urbana da Reserva do Paiva, responsável por serviços públicos de zeladoria, segurança, sustentabilidade e canais comunitários, contribuindo com a qualidade de vida, integração com a natureza e participação dos moradores.
0 Comentários